Brasília Amapá |
Manaus

Vídeo secreto gravado por mulheres revela vida sob regime do EI na Síria

Compartilhe

RAQQA — Com câmeras secretas, duas mulheres registraram a realidade da vida na cidade de Raqqa, reduto do Estado Islâmico na Síria. Mesmo sabendo que se fossem descobertas perderiam suas vidas, as duas se arriscaram na tentativa de mostrar como a população é oprimida no regime imposto pelo grupo extremistas. Em várias cenas do filme gravado para o jornal sueco “Expressen”, são mostrados combatentes armados nas ruas, além ataques dos jihadistas a prédios e execuções de pessoas.

Também aparecem mulheres com os corpos cobertos ao andar nas ruas e sempre acompanhadas, já que são proibidas de sair de casa sozinhas e punidas se não se cobrirem. Em um momento dos vídeo, uma das autoras é parada por um extremista que pede para ela ajeitar seu véu.

Nem mesmo uma embalagem de tinta para cabelo fica de fora da pressão do EI. As embalagem dos produtos expostos em uma farmácia têm os rostos das modelos riscados.

— Todas as mulheres gostam de mostrar seus rostos. Nós perdemos essa opção, perdemos nossa feminidade — diz uma das cinegrafistas que usa o nome de Om Mohammad.

Ela conta que quando o EI tomou conta da cidade, as mulheres eram autorizadas a vestir niqabs (véus) normais e não eram obrigadas a usar luvas pretas ou cobrir os olhos ao sair de casa. Mas, a cada semana, conta ela, novas regras eram impostas.

— Escolas para meninas foram fechadas e o ensino começou a ser comandado pelos estudos da lei islâmica. Todo o sistema educacional desapareceu e foi substituído pelas escolas do EI — conta Om Mohammad.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7