Brasília Amapá |
Manaus

Serra: Brasil analisa iniciativas sobre Venezuela

Compartilhe

PARIS — Em entrevista em Paris, o chanceler José Serra afirmou nesta terça-feira que o Brasil está analisando as várias iniciativas surgidas sobre a crise venezuelana. Perguntado sobre a decisão do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro, de invocar a Carta Democrática da organização — num processo que poderia levar à suspensão do país do bloco —, Serra disse que é necessário o estabelecimento de um caminho único de negociação.

— A questão da Venezuela é gravíssima, há várias iniciativas. Tem a iniciativa (Ernesto) Samper (secretário-geral da Unasul). Tem a iniciativa agora proposta pela própria Venezuela, hoje, de fazer uma reunião sobre ela mesma. A iniciativa do Almagro, da OEA. Há várias iniciativas, uma multiplicidade delas. Nós estamos numa posição de analisá-las. Evidentemente que favorecemos o entendimento, se ele for possível, e que não seja uma forma de postergar, de manter a atual situação. Agora vamos ter, vamos forçar a definição de um caminho único de negociação.

A situação da Venezuela será o tema de duas reuniões da OEA. Além do pedido de Luis Almagro, que solicitou a convocação de uma reunião do Conselho Permanente do órgão a ser realizada entre os dias 10 e 20 de junho, a Argentina, na condição de presidente temporário do conselho, marcou uma reunião para analisar o tema nesta quarta-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7