Promessas de acordos e empregos foram decisivas para vitória de Sanders no Michigan

LANSING, Michigan — A vitória do democrata Bernie Sanders no Michigan na primária de terça-feira, mesmo que apertada, deu força à campanha do senador e mostrou que ele permanece na disputa pela indicação do partido. Ele conquistou 50% dos votos contra 48% de Hillary Clinton, enquanto as pesquisas indicavam que sua principal rival ganharia com 20 pontos de diferença. Mas no Mississippi, a ex-secretária de Estado venceu com uma ampla margem: 83% contra 16%.

Em uma breve declaração aos seus seguidores, Sanders disse que sua campanha teve uma “noite fantástica” no Michigan, reduto tradicional da indústria automobilística americana no Norte do país.

— Nossa campanha, nosso apelo a uma revolução política nos Estados Unidos, está forte, e francamente acredito que as áreas onde somos mais fortes ainda não realizaram primárias — disse Sanders.

A vitória do senador do estado mostrou que seu discurso contra o poder do dinheiro nas campanhas eleitorais influenciou os poderosos sindicatos locais, insatisfeitos com os acordos comerciais que têm prejudicado o setor. Agora, com nova força, o democrata tenta levar a mesma mensagem para as primárias em Ohio, Carolina do Norte, Illinois e Missouri na próxima semana.

ver mais notícias