Brasília Amapá |
Manaus

Para especialistas, explosão é a causa mais provável de queda de avião da EgyptAir

Compartilhe

LONDRES — Especialistas em segurança e em aviação sugerem que a queda do avião da Egyptair que voava de Paris para Cairo pode estar relacionada a uma explosão a bordo, possivelmente de uma bomba, informa o site britânico “Independent”.

Há informações contraditórias sobre se o avião enviou ou não sinal indicando pedido de socorro. O especialista em aviação Julian Bray disse que a falta de um alerta indica que a aeronave sofreu uma “falha catastrófica”, provavelmente como resultado de uma explosão.

— Teria que ser uma falha catastrófica porque tudo parou e eles não tiveram tempo de enviar uma mensagem — observou. — Foi na parte mais profunda do Mediterrâneo.

Will Geddes, diretor de segurança privada da International Corporate Protection, sugere cautela antes de falar em atentado somente porque o avião decolou de Paris, onde houve atentados recentes. Mas também não descarta um ataque, e diz que uma explosão não causa necessariamente a destruição completa do avião.

— Não precisaria ser um artefato grande para causar a despressurização da cabine.

O piloto comercial Chris McGee disse à TV britânica que apenas duas circunstâncias que não permitem ao piloto contactar a torre de controle.

— Uma é a intervenção humana, o que é algo muito, muito incomum. A outra é ter ocorrido algo na cabine e que tenham ficado tão ocupados, que tiveram que lidar primeiro com o que estava acontecendo. A primeira coisa que aprendemos é primeiro fazer o avião voar, lidar com o problema e então comunicar. Se está com as mãos ocupadas, possivelmente seria por isso que não teria contactado o controle de tráfego aéreo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7