Brasília Amapá |
Manaus

Nova Zelândia começa votação final para escolha da nova bandeira

Compartilhe

WELLINGTON, Nova Zelândia — A última etapa da longa votação para definir a nova bandeira da Nova Zelândia teve início nesta quinta-feira. Os neo-zelandeses tem três semanas para fazer sua ultima escolha: continuar com a bandeira atual do país ou adotar a nova proposta que recebeu o maior número de votos no ano passado. O resultado preliminar será finalmente anunciado no dia 24 de março.

O desenho que concorre para se tornar o novo símbolo nacional foi produzida pelo arquiteto Kyle Lockwood, após ter sido escolhida como a favorita de 50,53% dos eleitores. O desenho traz a folha de samambaia em azul e preto, elemento da flora indígena local para representar o crescimento da nação.

No entanto, pesquisas de opinião indicam que os neo-zelandeses deverão optar por manter a sua bandeira atual, embora os autores da proposta da nova estampa acreditem que cada vez mais pessoas aceitem a ideia de que é hora de mudar.

Nos últimos meses, a escolha da estampa passou por um longo processo de consultas populares. Desde que a eleição começou, mais de 10 mil sugestões foram enviadas ao governo do país.

Esta é a primeira vez que a escolha de uma nova bandeira passa por referendos na Nova Zelândia. De acordo com o governo, o objetivo é garantir que o processo seja legítimo e conte com a opinião popular, ao invés de ser conduzido apenas pelos votos de parlamentares. No total, mais de 1,5 milhão de neozelandeses já participaram da eleição.

Com a mesma bandeira há mais de cem anos, a Nova Zelândia já teve discussões para mudar o símbolo nacional com novas propostas de design, mas nunca foram feitas considerações oficiais para a decisão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7