Brasília Amapá |
Manaus

Militares venezuelanos acusam Almagro de intervencionismo para derrubar Maduro

Compartilhe

CARACAS — As Forças Armadas da Venezuela acusaram o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, de violar a soberania do país e de intervenção para derrubar o presidente Nicolás Maduro.

Em uma declaração assinada pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) manifestou sua “rejeição categórica” ​​à decisão de Almagro, a quem eacusa de ser parte de um “plano de intervencionismo patrocinado por potências estrangeiras”.

A FANB chamou a ação do secretário-geral da OEA de um “ataque ultrajante à soberania e à independência nacional” e disse que responde a um “comportamento sistemático e traiçoeiro” que visa a derrubar Maduro.

“Este funcionário pretende afetar a institucionalidade da nossa nação, baseando-se em uma visão negativa e parcial do país”, acrescenta o documento, datado de quinta-feira.

A FANB fez ainda um “apelo à união para enfrentar esta nova ameaça a todos os venezuelanos e venezuelanas”.

Almagro defendeu a ativação da Carta Democrática — mecanismo criado na OEA para casos de alteração da ordem democrática —, mas o Conselho Permanente do órgão aprovou na quarta-feira uma resolução mais branda, na qual defende diálogo aberto entre governo e oposição para uma “efetiva solução para a crise política”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7