‘Mesmo com Brexit, Europa ainda é uma proteção’, diz analista

PARIS – Para o analista francês Pascal Boniface, as consequências negativas da saída britânica da UE serão mais graves para o próprio Reino Unido.

O senhor se surpreendeu com o resultado do referendo?

Não. Foi um resultado apertado, mas havia muitos elementos que poderiam favorecer o Brexit. O Partido Conservador estava extremamente dividido e um parte da legenda militava pela saída. O governo, por sua vez, está em situação frágil. O clima em relação à crise de refugiados, ao terrorismo, dava todas as chances para que o “não” pudesse vencer.

Quais são as consequências para o futuro da Europa?

É a primeira vez que um país deixa a UE, haverá um custo. Por outro lado, o Reino Unido nunca realmente entrou, sempre esteve com um pé dentro e outra fora. Penso que os problemas serão muito mais importantes para os britânicos, que estarão isolados, e sofrem a ameaça de ver a Escócia se separar. Haverá também um menor interesse dos EUA e investidores estrangeiros.

Não teme um efeito dominó?

Os partidos que desejam a saída de seus países da UE não estão no poder e não podem organizar referendos. O único que poderia se sentir tentado é a Dinamarca, porque depende do partido extremista. Penso que os governos vão observar o que vai se passar com os britânicos antes de imitar seu exemplo, o que deve esfriar as tentativas de saída de outros países.

Como o senhor analisa o fracasso atual do projeto europeu?

É um fracasso de soluções equivocadas tomadas. Mas acredito que, se organizarem bem, os principais líderes poderão conter essa tendência e poderão adotar medidas que permitam evitar consequências negativas para o futuro da UE. A Europa permanece como uma proteção.

A saída pode significar uma nova reconstrução europeia?

Pode ser o caso, mas só se boas decisões forem tomadas rapidamente, como medidas de recuperação da economia, uma nova política de infraestruturas, e o afrouxamento da austeridade, que é em grande parte a causa da rejeição da Europa.

ver mais notícias