Mãe escreve carta após filho com Down não ter sido convidado para aniversário de colega

Sawyer foi a única criança da turma que não foi convidado para o aniversário do colega.

Mãe do Sawyer que se chama Jennifer Kiss-Engele, é canadense e comoveu pessoas do mundo todo após publicar uma carta aberta no Facebook onde conta que seu filho foi excluído da festa de aniversário de um colega da escola. Segundo a mulher, o garoto, que tem síndrome de Down, foi à única criança a não ser convidada para a comemoração.

No texto, ela pede aos pais do aniversariante que não discriminem seu filho.

“Eu estou compartilhando isso porque penso que é uma lição valiosa para todos”, escreveu. A mensagem ainda diz que a ausência de seu filho entre os convidados do evento não foi falta de atenção, mas, sim, uma decisão proposital da família do aniversariante. Leia um trecho:

“Olá. Sei que não nos conhecemos bem, mas o meu filho Sawyer e seu filho estão na mesma classe. Eu soube que seu filho entregou recentemente os convites de sua festa de aniversário para toda a classe, exceto para Sawyer, que não foi convidado.

Eu também sei que este não foi um descuido de sua parte, que era uma decisão intencional para não incluir meu filho.

Eu quero que você saiba que não temos expectativas de sermos convidados para todas as festas de aniversário. Na verdade, quando Sawyer comemorou seu aniversário no ano passado, nós só convidamos alguns amigos próximos, pois queríamos uma festa pequena, uma vez que foi durante as férias de Natal. Mas, no seu caso, não é essa a razão.

Na verdade, você convidou as outras 22 crianças da classe, exceto o meu filho. Eu sei que não é porque ele é mau, pois você não poderia encontrar uma criança mais feliz. Eu sei que não é porque ele não é divertido, pois ele tem um grande senso de humor e uma risada contagiante. Eu sei que não é porque o seu filho e ele não se dão bem, pois ele falou do seu filho em várias ocasiões. A única razão pela qual você decidiu que era OK não convidar o meu filho para a festa de aniversário do seu filho é porque ele tem Síndrome de Down.

Lamento você não estar informado, ou talvez com medo, ou incerteza sobre o que significa ter Síndrome de Down. Eu sei que se você soubesse mais sobre Síndrome de Down não teria tomado essa decisão. Eu não estou brava com você. Pelo contrário, acho que essa é uma oportunidade para você conhecer meu filho melhor. Veja, ter Síndrome do Down não significa que você não quer ter amigos.

Não significa que você não tem sentimentos. Não significa que você não gosta de ir a festas de aniversário. Pessoas com Síndrome de Down querem as mesmas coisas que eu e você queremos. Elas querem ter relacionamentos íntimos, querem sentir amor, querem contribuir, querem ter uma vida significativa, querem ir a festas de aniversário. Pode ser mais difícil, às vezes, entender meu filho. Mas o riso e o amor que você compartilha não precisam de interpretação.”

 

A carta foi republicada na página Love What Matters e já tem mais de 21 mil curtidas.

An open letter to the parent that thought it was OK to invite the entire class to their child's birthday except for my…

Nai-post ni Love What Matters noong Linggo, Hunyo 26, 2016

 

ver mais notícias