Brasília Amapá |
Manaus

Julian Assange ganha gato e cria conta no Twitter para o felino

Compartilhe

LONDRES — Após quase quatro anos de exílio na Embaixada do Equador em Londres, o australiano Julian Assange finalmente conseguiu um companheiro: um gato. O felino, dado de presente pelos filhos, está morando com o fundador do site WikiLeaks na embaixada, e seu dono se animou tanto que até criou uma conta no Twitter para o animal de estimação na última segunda-feira, 9 de maio. A primeira mensagem do gato foi “Casa nova! Cheguei!” e uma foto junto ao hacker, sobre quem pesa o risco de extradição e prisão.

O novo perfil foi elogiado por diversos seguidores. Entretanto, para outros, serviu como evidência de que o confinamento pode estar tendo efeitos negativos no australiano. Uma reportagem do jornal americano “Washington Post” afirma que, apesar de suavizar a sua imagem, a decisão de criar um Twitter para seu novo gato faz com que o público sinta pena de Assange.

Ainda não se sabe o nome do gato, que tem dez semanas de idade, mas seu perfil é @EmbassyCat (gato da embaixada). Em dois dias, ele conseguiu mais de sete mil seguidores. Sua biografia na rede social diz: “Moro na Embaixada do Equador com Julian Assange. Interessado em ‘contrapurrvigilância’.” Seus tweets são curiosos. Ele cita “Henrique VI, Parte 2”, de Shakespeare, e provoca outro gato famoso nas redes: o do Ministério das Relações Exteriores britânico, cujo perfil é @DiploMog.

Assange está na embaixada equatoriana desde junho de 2012. A Suécia tenta extraditá-lo devido a uma acusação de estupro feita em 2010. Entretanto, o australiano afirma que, se for à Suécia, ele pode ser transferido para os EUA e responder criminalmente por ter vazado centenas de milhares de documentos fornecidos pela soldado Chelsea Manning (ela foi condenada a 35 anos de prisão).

Relatos apontam que ele estaria excessivamente paranoico. Em setembro do ano passado, o site “Buzzfeed” teve acesso a boletins internos da embaixada que relatam episódios conturbados envolvendo Assange. Em um deles, o hacker entrou em uma área na qual não poderia e teve uma briga com um guarda que teria danificado os equipamentos do local. Além disso, os relatórios mencionam que Assange teria o hábito de gritar e conversar sozinho à noite.

Em entrevistas, ele diz que leva algo próximo a uma rotina no confinamento. Todos os dias, afirma correr aproximadamente seis quilômetros em uma esteira dada de presente pelo cineasta Ken Loach. Além disso, costuma assistir a séries de televisão como “The West Wing” e “The Twilight Zone”. O australiano declarou ainda que, apesar de “olhar todos os dias para as mesmas paredes”, ainda é possível manter um bom ritmo de trabalho.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7