Brasília Amapá |
Manaus

Jornalista americano e tradutor são mortos no Afeganistão

Compartilhe

O jornalista americano David Gilkey e seu tradutor afegão foram mortos neste domingo enquanto viajavam com uma unidade do Exército que foi alvo de um ataque na província de Hemland (Sul do Afeganistão), noticiou a National Public Radio (NPR), a rádio pública dos EUA, para qual trabalhava Gilkey. Seu tradutor foi identificado como Zabihullah Tamanna. Outros dois jornalistas que viajavam com Gilkey — Tom Bowman e Monika Evstatieva — escaparam ilesos do ataque.

— David estava cobrindo guerras e conflitos no Iraque e no Afeganistão desde o 11/09. Ele se dedicava a ajudar o público a ver estas guerras e as pessoas que se tornam suas prisioneiras. Ele morreu cumprindo esse compromisso — declarou Michael Oreskes, vice-presidente sênior de notícias e diretor editorial da NPR. — Como homem e fotojornalista, David despertou a humanidade em todos aqueles que o rodeavam. Ele nos permitiu ver o mundo e uns aos outros através dos seus olhos — acrescentou.

Gilkey recebeu em 2007 um prêmio Emmy por uma série de vídeos sobre o batalhão dos fuzileiros americanos de Michigan no Iraque.

— As coisas para fazer eram incríveis e os lugares para ver, épicos — disse em uma ocasião o repórter sobre seu trabalho. — Mas são as pessoas, as pessoas que fazem com que valha a pena o esforço.

Sua fotografia ajudou a NPR a ganhar um prêmio Peabody por sua cobertura da epidemia de ebola. “Sua cobertura na África ajudou a dar rosto a uma doença (…) Realizou uma cobertura de alcance mundial muito pessoal”, destacou a NPR.

— Incidentes horrorosos como este nos lembram o importante papel dos jornalistas na vida cívica dos Estados Unidos. Ajudam que compreendamos além das manchetes e ver a humanidade nos outros — afirmou, comovido, Jarl Monh, presidente da NPR.

O respeitado jornalista recebeu várias honrarias, como sua indicação a fotógrafo do ano pela Associação de Fotógrafos da Casa Branca, em 2011, entre 36 distinções, bem como nove primeiros prêmios desde 2009, concedidos pelo grupo para o qual trabalhava.

No ano passado, foi o agraciado com o prêmio Edward R. Murrow pela cobertura de eventos internacionais, conflitos bélicos e desastres naturais, tornando-se o primeiro jornalista multimídia a receber esta premiação da Corporation for Public Broadcasting. Em 2004, foi escolhido pela Associação de Fotógrafos de Imprensa de Michigan como “Fotógrafo do ano” daquele estado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7