Brasília Amapá |
Manaus

Horas após ataque em Barcelona, polícia mata três em novo atentado

Compartilhe

BARCELONA — Horas após o ataque em Barcelona que deixou 13 mortos e ao menos cem feridos, a polícia catalã matou quatro pessoas em uma operação na cidade de Cambrils, em Tarragona, na Catalunha que realizavam um novo atentado. Os mortos são os supostos autores e estariam com cinturões de explosivos. Um deles continua vivo, mas está ferido. O segundo ato terrorista do dia na Espanha deixou dois feridos graves e três leves quando uma van invadiu uma zona de pedestres, assim como foi feito na avenida La Rambla. Outras fontes já falam de sete feridos.

 

Autoridades pediram que os moradores ficassem em suas casas, no município que fica 120km ao sul de Barcelona.

“Trabalhamos com a hipótese de que os atos de Cambrils respondem a um atentado terrorista. Abatemos os supostos autores”, afirmou no Twitter a polícia catalã.

Os moradores locais registraram o momento do tiroteio na cidade:

Nesta quinta-feira, uma van branca avançou sobre a calçada e atropelou vários pedestres no centro de Barcelona. A polícia espanhola trata o episódio como atentado terrorista e ativou o protocolo de segurança para situações deste tipo. Duas pessoas foram detidas, mas nenhuma delas é o motorista do atentado. Um dos presos nasceu no enclave espanhol de Melilla, no Marrocos, e o outro é propriamente marroquino. O suspeito segue foragido, segundo a polícia.

Às 16h50 da tarde desta quinta-feira, uma van em alta velocidade invadiu a calçada de La Rambla e atropelou uma centena de pessoas em 500 metros. Ao chegar em frente ao Teatro del Liceu, o autor da ataque fugiu do local, e algumas testemunhas alertaram à polícia e aos serviços de emergência dando uma descrição do condutor. O chefe da polícia da Catalunha, Josep Lluís Trapero, afirma que o dispositivo antiterrorista foi ativado.

— Trata-se de um atentado terrorista com a vontade de matar o máximo de gente possível — afirmou Trapero.

 

A polícia relaciona uma explosão em uma casa na noite de quarta-feira com o ataque. O incidente na localidade de Alcanar, em Tarragona, na Catalunha deixou um morto e sete feridos, um deles grave, devido a uma grande acumulação de gás. O interior da casa, que estava ocupada há dois meses e onde foi encontrado cerca de 20 bujões de gás, havia duas pessoa, uma dos quais morreu e a outra foi resgatadas com vida entre os escombros.

Ao chegar em Barcelona, o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou que os terroristas “são vencidos com democracia e liberdade” e decretou luto nacional de 24 horas. O governo regional estendeu seu luto por outros dois dias.

— Sofremos outros baques como esse, mas sabemos que os terroristas são vencidos com democracia e liberdade — afirmou Rajoy em Barcelona, pouco após a meia-noite (hora local) — Estamos unidos na dor, e, sobretudo, na vontade de vencer quem quer arrebatar nossos valores.

  • Fonte O GLOBO

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7