Brasília Amapá |
Manaus

Fotógrafo que flagrou assassino de embaixador russo revela detalhes

Compartilhe

O fotógrafo da agência Associated Press Burhan Ozbilici, que estava presente no momento do assassinato do embaixador da Rússia Andrei Karlov em Ancara e tirou uma foto do assassino logo após os disparos, contou os detalhes do acontecido.

 

Segundo ele, o ataque ocorreu na abertura da exposição “De Kaliningrado a Kamchatka pelos olhos de viajantes” que Ozbilici decidiu visitar porque o evento acontecia no caminho para sua casa.

Conforme o relato do fotógrafo, a princípio tudo estava passando de maneira tranquila.

“Mas quando um homem em paletó preto e gravata tirou uma pistola, eu fiquei chocado e pensei que fosse uma espécie de encenação”, conta.

“Mas na verdade foi um assassinato planejado diante dos meus olhos e em frente aos meus amigos que, assustados, se arrastavam e tentavam se esconder depois de um homem de cabelo curto ter morto a tiros o embaixador russo”, relata o fotógrafo.

De acordo com Ozbilici, pelo menos oito disparos aconteceram na galeria de arte onde se realizava a abertura da exposição.

“Fiquei assustado e confuso, mas me escondi atrás de uma parede e passei a fazer meu trabalho: comecei tirando fotos”, é assim que Ozbilici descreve esses momentos terríveis.

O fotógrafo da AP chegou ao evento quando Andrei Karlov discursava:

“Ele estava falando baixo e, pelo que eu podia entender, sobre o amor à sua Pátria”, relata.

Durante o discurso o embaixador lhe parecia tranquilo e modesto.

Em seguida o assassino atirou várias vezes, causando o pânico.

Precisei de uns segundos para compreender o que aconteceu, à minha frente morreu uma pessoa, cuja vida desapareceu diante dos meus olhos”, recorda Ozbilici.

“Quando voltei ao meu escritório para editar as fotos, fiquei chocado ao ver que o atirador estava logo atrás do embaixador durante o seu discurso, como se fosse um amigo ou guarda-costas”, descreve o fotógrafo.

Em 19 de dezembro o Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou que Karlov foi morto por um atirador na abertura de uma exposição fotográfica em uma galeria de arte na capital da Turquia, Ancara. Outras três pessoas ficaram feridas no ataque. O assassino, Mevlut Mert Altintas, foi morto pela polícia. (Sputnik)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7