Brasília Amapá |
Manaus

Europeus lançam “Operação Sedução” para evitar saída do Reino Unido da União Europeia

Compartilhe

Enquanto os britânicos votam no referendo Brexit, que decide se o Reino Unido permanece na União Europeia, alguns europeus estão participando, de última hora, de uma campanha criativa para fazer com que eles não saiam do bloco econômico. Batizada de “Operação Sedução”, as táticas vão do final da Copa de 1966 à entrega gratuita de croissants. Veja algumas das “ofertas”:

Sedução alemã

O tabloide alemão Bild, o mais lido do país, prometeu, nesta quinta-feira que vai reconhecer, finalmente, o “gol de Wembley”, da Copa do Mundo de 1966. Durante a prorrogação da final entre Inglaterra e Alemanha Ocidental, atacante Geoffrey Hurst fez um chute que bateu na trave e na linha do gol. Os alemães disseram que a bola não entrou, mas o juiz o validou, deixando a Inglaterra em vantagem de 3 a 2. Depos os ingleses fizeram outro gol, vencendo o mundial por 4 a 2. Até hoje, os alemães consideram que a bola não havia superado a linha de gol.

Além da medida, os alemães prometeram parar de fazer piadas sobre o tamanho das orelhas do príncipe Charles, que vão para de utilizar filtros olares em solidariedade às queimaduras solares dos britânicos, que jogarma sem goleiro na próxima disputa de pênaltis contra a seleção inglesa e que oferecerão um vilão para o próximo filme de James Bond.

Sedução francesa

Alguns voluntários franceses se prontificaram a distribuir croissants, feitos em Paris, na estação de trem King’s Cross, em Londres. Porém, a Operação Croissant desandou quando policiais a polícia britânica interveio, dizendo que a lei proíbe que os militantes distribuíssem alimentos durante a campanha eleitoral, visto que isso poderia influir na votação. No lugar ods doces, eles entregaram cartões com mensagens escritas à mãos por cidadãos franceses. “A única coisa que nós, franceses, não fazemos greve é de amor”, disse Marie, uma parisiense de 15 anos.

“Não se vá…”

A revista alemã Der Spiegel fez um pronunciamento bilingue ao Reino Unido para quele permaneça na UE. Sobre uma bandeira britânica, a publicação escreveu “Bitte geht nicht”, que em alemão, quer dizer “Por favor não vá!”. O tabloide polonês Fakt se uniu ao brado e lançou e msua página, nesta, quinta, “Britons! Stay with us” (Britânicos! Fiquem conosco).

Exemplos luminosos

Alguns monumentos da Europa apareceram iluminados com as cores da bandeira britânica: vermelho, branco e azul. Entre eles, estão o complexo cultural Bairro dos Museus de Viena, na Áustria, o edifício polonês Palácio da Cultura e Ciência, de Varsóvia, e o Ayuntamiento de Madrid, na Espanha. Em Florença, na Itália, uma réplica do Davi de Michelângelo, envolto em uma bandeira do Reino Unido, apareceu no lugar de onde ficava a estátua original.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7