Brasília Amapá |
Manaus

‘Erdogan isolou a Turquia mas conhece limites que nunca deve cruzar’

Compartilhe

A medida pode ter reflexos no acordo para a Turquia receber refugiados?

Eu não esperaria que o reconhecimento alemão do genocídio armênio venha a ter um grande impacto no acordo sobre os refugiados entre a Turquia e a União Europeia. E acho que a Alemanha tem o mesmo pensamento porque de outra forma haveria um resultado diferente do de hoje. O esmagador apoio pela resolução mostrou que os alemães não esperavam que o acordo sobre os refugiados fosse rasgado em pedaços por causa da decisão. As dinâmicas que levaram à assinatura desse acordo são completamente diferentes e ainda estão intactas.

E nas negociações para entrar na União Europeia?

Isso não é muito provável, também. Por mais que a atual liderança turca não goste de todo o processo da UE, ela também possui plena consciência de qual significante ele tem sido para o desenvolvimento econômico do país na década passada e ainda é de crucial importância para a credibilidade da Turquia nos mercados internacionais.

A reação de Erdogan pode isolar o país? Por outro lado, o custo político para aceitar o genocídio armênio seria muito alto?

Erdogan já isolou a Turquia até certo ponto mas ele conhece os limites que nunca deve cruzar. Em casos anteriores de reconhecimento em outras partes da Europa, a reação de Erdogan foi muito dura no papel e enquanto se dirigia a um público doméstico, mas muito suave em termos de ação real.

Quais medidas Erdogan pode tomar, além de chamar seu embaixador em Berlim?

Prevejo que haja algumas jogadas diplomáticas contra a Alemanha. Chamar de volta o embaixador turco em Berlim para consultas foi um começo. Poderemos ver no futuro alguma participação discreta a eventos alemães e recepções discretas para visitantes do estado alemão. Mesmo porque reconhecer o genocídio armênio não é tanta coisa assim. Existem registros claros de acasos anteriores da França, Suécia, o Vaticano, etc… todos sob a vigilância de Erdogan.

Como a medida pode se refletir para os milhares de turcos que moram na Alemanha?

Pessoas de origem turca na Alemanha tem uma maior probabilidade de terem seus ânimos afetados como um resultado da decisão de hoje do parlamento alemão. Poderá ocorrer alguns protestos aqui e ali no país e alguns incidentes ao longo do caminho. Contudo, não espero que haja um impacto duradouro neles também.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7