Brasília Amapá |
Manaus

Colômbia e Farc assinam acordo histórico de cessar-fogo bilateral

Compartilhe

HAVANA — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinaram nesta quinta-feira um acordo histórico decretando um cessar-fogo definitivo entre as partes, num importante passo para a conclusão das negociações de paz que marcarão o fim do mais antigo confronto armado no hemisfério. É a primeira vez desde 1984 que ambas as partes acordam uma trégua bilateral.

A assinatura foi feita pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como “Timoshenko“.

Chamado “fim do conflito”, o acordo também inclui o abandono de armas, garantias de segurança e da luta contra organizações criminosas, além da repressão de condutas criminosas que ameacem a implementação dos acordos.

O cessar-fogo e de hostilidades permitirá o desarmamento antes de as partes assinarem o acordo de paz definitivo e significa a renúncia das Farc à sua luta armada de 52 anos.

O governo Santos e as Farc estão na reta final das negociações de paz que começaram no final de 2012, em Cuba, com o objetivo de acabar com o violento confronto que deixou 220 mil mortos e milhões de deslocados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7