Brasília Amapá |
Manaus

Cameron defende permanência na União Europeia ao Parlamento

Compartilhe

LONDRES — O primeiro-ministro britânico David Cameron apresentou oficialmente a proposta de realização de um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) ao Parlamento nesta segunda-feira. Em sessão tumultuada, com vaias e gritos de apoio, o premier voltou a defender que o país não deixe o bloco europeu, afirmando que a mudança poderia ameaçar a segurança e a economia britânicas.

Na sexta-feira, Cameron negociou um “acordo de status especial” para o Reino Unido dentro da União Europeia. Em seguida, a data para o referendo popular foi marcada para o próximo dia 23 de junho.

— Nosso “status especial” significa que teremos o melhor de dois mundos. Estaremos nas partes da Europa que funcionam para nós e fora das partes que não funcionam — afirmou o primeiro-ministro nesta segunda-feira. — Esta é uma decisão vital para o futuro do nosso país. E nós deveríamos deixar claro que esta é uma decisão final.

No domingo, o prefeito de Londres, Boris Johnson, declarou sua posição contra a permanência do Reino Unido do bloco — apesar dos apelos de Cameron, que é seu seu companheiro de legenda no partido conservador.

— Eu defenderei o voto para a saída do Reino Unido do bloco, porque eu quero uma conjuntura melhor para o povo deste país poupar dinheiro e retomar as rédeas — disse Johnson a jornalistas, do lado de fora de sua casa no norte de Londres.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7