Brasília Amapá |
Manaus

Batalha pelos indecisos marca último dia de campanha do referendo no Reino Unido

Compartilhe

LONDRES — A um dia do referendo histórico que irá definir o futuro do Reino Unido na União Europeia (UE), as campanhas contra e a favor da permanência do país no bloco concentram-se seus últimos esforços para conquistar o voto dos indecisos. Entre 9% e 13% dos britânicos, de acordo com várias pesquisas, ainda não escolheram que lado vão seguir. Com uma disputa acirrada e resultados não muito claros, o voto flutuante é crucial.

Com as pesquisas apontando uma pequena vantagem à permanência no Reino Unido, os dois lados apostam suas fichas no último dia da campanha, que será marcado pelo último grande tributo à deputada Jo Cox, pró-UE, que foi assassinada na quinta-feira passada por um homem que gritou lemas da extrema-direita durante o crime.

O primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, cuja aposta pessoal ao convocar o referendo e defender a UE pode custar seu cargo em caso de derrota, recordou mais uma vez que a decisão será irreversível, em uma entrevista à BBC.

— Não há volta atrás se votarmos pela saída. É uma decisão irreversível — disse Cameron, antes de rebater um dos principais argumentos dos partidários do Brexit, como é conhecida a opção de saída britânica da UE: — A ideia de que não somos independentes não é certa.

Cameron recorreu mais uma vez ao tom de Winston Churchill que dominou seus últimos discursos, em um movimento direcionado às gerações mais idosas — e com tendência maior de votar pela saída.

— Sou profundamente patriótico, não nos invadiram nos últimos 1.000 anos, temos instituições que nos prestam um bom serviço — afirmou, antes de prometer oposição a qualquer tentativa de avanço para a construção dos “Estados Unidos da Europa”.

No lado do Brexit, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson iniciou a quarta-feira em um mercado da capital britânica, em um último dia de campanha intenso para convencer os indecisos, que segundo as pesquisas alcançam 10%.

— Estamos nas últimas 24 horas. É um momento crucial, muitas pessoas estão tomando sua decisão, e espero que acreditem em seu país, que acreditem no que fazemos — disse no mercado de peixes de Billingsgate.

O líder trabalhista Jeremy Corbyn vai protagonizar o último grande comício de seu partido a favor da UE.

Mais de cem personalidades dos dois lados se reunirão em um estúdio do Channel 4 durante a noite para discutir sobre o referendo.

Entre os participantes estará o líder do Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, cuja oposição feroz à imigração foi relacionada ao assassinato da deputada Jo Cox.

A morte da deputada trabalhista freou o avanço do Brexit nas pesquisas. Seu marido Darren Cox afirmou na terça-feira à BBC que ela foi assassinada “por suas posições políticas”.

Nesta quarta-feira, Jo Cox completaria 42 anos. Uma procissão percorrerá o Tâmisa em sua homenagem e um ato em sua memória será organizado em Trafalgar Square, praça no centro de Londres.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7