Brasília Amapá |
Manaus

Artigo: Eleitores de Hillary deveriam dar tempo e espaço a Sanders

Compartilhe

Depois da noite da última terça-feira, o senador Bernie Sanders está precisando de um psicopompo político, uma criatura mitológica que guia os mortos da terra em direção a vida após a morte. Hillary Clinton já é a candidata presidencial democrata, candidatura que ficou ainda mais forte depois das primárias da Califórnia. Não vai ser fácil para Sanders desistir. E por que seria? Por meses ele foi visto como uma esperança por multidões e viu sua campanha crescer. A pressão dos membros do seu partido para que ele abandonasse a campanha parece injusta. Para esses, política é um mero jogo de transações: você perde, você vai embora. E, por essa lógica, se você não se retirar, não será apenas um perdedor, será uma ferida.

Eu nunca conheci um bom perdedor na política. Eu já vi muitas concessões graciosas, mas a maioria foi precedida por raiva, negação e desilusão. Candidatos que perdem uma eleição passam pelas mesmas etapas de luto que alguém que tenha perdido algo precioso. A diferença é que as etapas são públicas e devem ser comprimidas no tempo de apenas uma noite.

Sanders precisa de tempo. Assim como seus apoiadores mais entusiasmados. A mídia não se afastará, mas os eleitores de Hillary deveriam dar certo tempo e espaço. As pessoas devem lembrar o sentimento de oito anos atrás e entender que ele é o líder de um movimento, não apenas mais um candidato que perdeu e precisa se retirar rapidamente. Esse é o momento para Hillary liderar, e a maneira com que ela se comportar como um psicopompo nas próximas semanas irá influenciar se os americanos terão outro tipo de maluco na Casa Branca em novembro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7