Brasília Amapá |
Manaus

Deputado propõe reduzir pena para estupro de vulnerável

Compartilhe

Contra menores de catorze anos ou pessoas sem condição de resistir pode ser reduzida em dois terços se não houver penetração

O deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG) propõe um projeto de lei que está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados para reduzir de um sexto até dois terços a pena para o crime de estupro de vulnerável se não houver “violência física ou psicológica” nem penetração “nas cavidades vaginal, oral ou anal da vítima” ou se o ato “não importar em grave invasão da intimidade da vítima ou em humilhação”. Para ele, a punição atual é “desproporcional”.

Ramalho é primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados e relator, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, de um projeto apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A proposta original, aprovada pelo Senado em 2016, previa apenas dois pontos: a inclusão no Código Penal do crime de “divulgação de cena de estupro”, com pena de dois a cinco anos de prisão, e o aumento entre um a dois terços da pena em casos de estupro coletivo, como o ocorrido no Rio de Janeiro, no ano passado. Em seu relatório, o deputado acatou o texto dos senadores, mas incluiu novas propostas.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7