Brasília Amapá |
Manaus

Susam inicia ciclo de palestras sobre desenvolvimento da criança para profissionais da educação e saúde do interior

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou nesta terça-feira (22) um ciclo de palestras sobre saúde e desenvolvimento integral das crianças, direcionadas aos profissionais das áreas de saúde e educação, que atuam nos municípios do interior do Estado do Amazonas. As palestras são ministradas no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), no horário das 17h às 18h.  

Os profissionais do interior foram mobilizados e receberam um calendário com os temas, datas e horários das palestras, para que possam acompanhar. A tecnologia disponível no Centro de Mídias permite que os participantes possam interagir com os palestrantes, fazer perguntas, tirar dúvidas.

A primeira palestra foi ministrada pela psicopedagoga, Denise Temperine, e teve como tema “A criança sem controle: diferença entre birra e TEA”. “É muito importante que esses profissionais saibam identificar quando a criança apresenta algum comportamento diferente apenas para chamar a atenção e quando ela tem algum transtorno, que precisa ser acompanhado e tratado”, explica a responsável pela área técnica de saúde da criança na Susam, Katherine Benevides. Ela ressalta que a capacitação desses profissionais é importante, pois muitas vezes os pais não conseguem fazer essa distinção.

Nesta quarta-feira (23) a fonoaudióloga, Naiana Parente, vai falar sobre a importância da linguagem para o desenvolvimento da criança. Amanhã (24) a turismóloga Kalina Benevides irá falar sobre a infância e o meio ambiente.

Na segunda-feira (28) o tema será o impacto do excesso de uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes, com palestras da psicóloga Katherine Benevides e da psicanalista Marisol Mota. Na terça-feira (29) o tema será a importância de ensinar noções de educação financeira para as crianças, com a educadora financeira Glauce Galúcio e encerrando na quinta-feira (31) com a enfermeira Rhamilly Amud, que vai falar sobre a importância das brincadeiras na infância.

“Está provado cientificamente que para ter qualidade de vida é imprescindível investir na infância. Nosso objetivo com esse projeto é qualificar as pessoas que atuam mais próximo das crianças, como professores, pedagogos, para que eles tenham a capacidade de olhar essa criança de forma integral, levando-se em consideração a realidade atual, para ajudar essa criança a se desenvolver de forma saudável e ter qualidade de vida na vida adulta”, destaca Katherine Benevides. 

Ela também destaca que os profissionais serão orientados a como proceder quando identificarem crianças com problemas que precisam de acompanhamento especializado. “Nós iremos orientar, deixar nossos contatos para que eles possam encaminhar essas crianças para o local certo, para serem tratadas. Esse é o resultado que nós esperamos após essas palestras”, finaliza.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7