Brasília Amapá |
Manaus

“Mês da Mulher” será comemorado com programação especial em Manaus

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus terá uma programação especial para celebrar o “Mês da Mulher”, com ações de saúde, cidadania, rodas de conversas e concurso de redação sobre violência contra a mulher. O lançamento do cronograma de atividades foi realizado nesta segunda-feira, 6/3, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), no Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul da capital.“Vamos descentralizar os nossos serviços, indo aos bairros da cidade, é isso que o prefeito Arthur Virgílio Neto espera, que intensifiquemos as ações das carretas da mulher e de diversas outras atividades. Cabe a nós buscar os instrumentos para que cesse a desigualdade e a discriminação que existe, principalmente, acabar com a violência contra a mulher”, afirmou o prefeito em exercício, Marcos Rotta.

As mulheres que precisarem realizar exames como mamografia, preventivo, ultrassom, odontológicos e oftalmológicos, podem garantir uma consulta nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Semmasdh. Entre os dias 6 e 10 de março as carretas estarão na Escola Municipal Hiram Caminha, na rotatória da Feira do Produtor. Entre os dias 13 e 24 elas estarão na área externa da Suframa.

As ações de cidadania irão levar para a população serviços como: emissão de documentos e orientação jurídica sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de outras informações sobre o mercado de trabalho com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad). Ainda serão oferecidos atendimentos psicossociais, Bolsa Família, entre outros.

A primeira ação será realizada no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), na Escola Municipal Hiram Caminha, na rotatória da Feira do Produtor, e a segunda no dia 15 com serviço de embelezamento na área externa do CRAS Cidade Nova.

“Estamos com o nosso Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) em plena atividade e o importante é movimentarmos toda a rede que temos, junto com os CRAS, CREAS e outros aparelhos que também atendem as mulheres. Para nós, o atendimento e o empoderamento da mulher é um trabalho que acontece o ano inteiro”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Para a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio, a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher tem o objetivo de discutir, principalmente, as políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal. “Queremos, de fato, valorizar essa figura que contribui tanto com o crescimento do nosso país. Estamos lutando para ampliar os atendimentos, levar nossos serviços para atender as mulheres da zona Rural, resgatamos alguns convênios para trazer qualidade de vida. Estamos empenhados em fazer muito mais”, afirmou.

Concurso de Redação

Durante a solenidade, foi lançado também o 1º Concurso Municipal de Redação com o tema “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. Para participar do concurso literário é preciso estar matriculado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal.

“Essa parceria com a Semmasdh tem um significado muito profundo. Nós, da educação, temos que estar sempre promovendo a construção de uma nova cidadania. Conscientizar as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos, em relação a todas essas questões das diferenças entre homens e mulheres na nossa sociedade”, declarou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

De acordo com a coordenação do concurso, a premiação se dará somente em agosto, durante as comemorações do 11° aniversário da Lei Maria da Penha.

Gari recebe homenagem e lembra trajetória

Gari da Prefeitura de Manaus há mais de 20 anos, Maria do Carmo Silva do Nascimento, foi uma das homenageadas na manhã desta segunda-feira, 6/3, durante a Abertura do Mês da Mulher. Funcionária da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ‘do Carmo’, como é conhecida pelos colegas, é uma gari orgulhosa do seu trabalho. “Gosto de trabalhar na limpeza, porque é um trabalho importante. Sinto que faço parte da cidade e faço bem para a população”, lembrou.

Do Carmo já passou por várias modalidades no trabalho de campo. Integrou equipes de capinação, varrição, jardinagem e, atualmente, atua como auxiliar de serviços gerais na sede da Semulsp. “Onde me chamarem para trabalhar eu vou. Gosto do serviço. Acho que essa dedicação que eu tenho no trabalho me fez chegar até aqui. Receber essa homenagem é muito emocionante”, diz a trabalhadora de 66 anos.

Texto: Leonardo Fierro / Lilian D’Araujo

Fotos: Alex Pazuello


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7