Brasília Amapá |
Manaus

Manaus confirma primeiro caso de microcefalia causada pelo Zika Vírus

Compartilhe

Um bebê que nasceu no dia 10 de abril, na Maternidade Ana Braga, com perímetro cefálico de 28 centímetros, é o primeiro caso confirmado de microcefalia transmitida por Zika Vírus em Manaus. A mãe, de 18 anos, adquiriu a doença em Boa Vista (Roraima), aos dois meses de gravidez e chegou à capital amazonense com cinco meses.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 12, pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, que garantiu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará todo o apoio e acompanhamento tanto para a mãe quanto para a criança nas unidades de saúde.

“Nossa equipe da Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e dando a assistência necessária. A mãe já foi encaminhada para consultas pós-parto no nosso Serviço de Referência Obstétrica de Manaus, na Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, com equipes multiprofissionais de psicólogos, assistentes sociais e médicos, que farão o acompanhamento durante o puerpério, ou seja, até 45 dias após o parto. Depois disso, ela será atendida na unidade de Saúde mais próxima a sua casa”, ressaltou Homero.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVAE) da Semsa, Angélica Tavares, a mãe da criança relatou que está mudando de residência para a Comunidade Nova Vitória, no bairro Cidade Nova, zona Norte, e a criança passará a ser atendida pelos pediatras e equipe profissionais do Ambulatório de Seguimento do Bebê de Alto Risco indicado pela Semsa.

“Em geral, todo bebê que não saiu de alta hospitalar dentro de 24 ou 48 horas e que ficou em tratamento por qualquer que seja o motivo, sempre é encaminhado ao Ambulatório de Seguimento e agora pela primeira vez vamos atender um caso de microcefalia causada pelo Zika Vírus. A criança terá todo o apoio e acompanhamento com consultas com o pediatra e exames necessários para este caso”, ressaltou Angélica Tavares.

Os ambulatórios realizam entre 6 e 18 consultas por mês, nas nove unidades disponíveis – duas na zona Leste, as UBSs Amazonas Palhano e Geraldo Magela; três na zona Norte, UBSs Armando Mendes, Áugias Gadelha e Sálvio Belota; duas na Oeste, UBSs Deodato de Miranda Leão e Leonor de Freitas; e duas na zona Sul,  UBSs São Francisco e Lourenço Borghi.

Casos

Todas as quartas-feiras, a Semsa divulga o Boletim Epidemiológico com os casos notificados e suspeitos de Zika Vírus e microcefalia em Manaus. O do último dia 6 de abril apontou 2.327 casos notificados de infecção por zika, dos quais 334 confirmados, 967 descartados e 1.026 em investigação. Em grávidas, o número de notificações foi de 420 casos, sendo 79 confirmados, 171 descartados e 170 ainda em investigação.

Já foram notificados 12 casos de microcefalia em Manaus, com apenas este caso com associação confirmada com o Zika vírus.  Do total, dois casos já foram descartados e seis permanecem em investigação, três casos de microcefalia confirmados, porém não têm associação com o vírus.

O número de denúncias para o Disque Saúde foi de 4.087, até o momento, e a Semsa já executou as fiscalizações em 3.704 locais denunciados pela população como possíveis criadouros. As denúncias podem ser feitas pelo 0800 280 8 280 e pelo e-mail [email protected].

A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) já realizou 621 inspeções em estabelecimentos comerciais e 87 deles já foram autuados por falta de manutenção e cuidados no combate ao Aedes.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7