Brasília Amapá |
Manaus

Álvaro Campelo condena possível acordo entre sindicatos para penalizar o povo com novo aumento de passagem de ônibus

Compartilhe

O vereador Álvaro Campelo (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor – Comdec, da Câmara Municipal de Manaus, fez contundente pronunciamento durante o Pequeno Expediente, na manhã de hoje, no Plenário Adriano Jorge, condenando uma possível manobra entre sindicatos patronal e laboral ligados às empresas de coletivos urbanos, visando forçar a Prefeitura a conceder reajuste nos preços das passagens de ônibus de acordo com estudo apresentado pelo Sinetram.

Álvaro Campelo lembrou que órgãos de defesa do consumidor estiveram reunidos para tratar do assunto tão logo a questão foi posta para a sociedade como consumada, e produziram ações que, juntamente com a Prefeitura de Manaus, levaram à suspensão do reajuste. Segundo o parlamentar, “desde o inicio desta questão, houve mobilização da força tarefa, da qual a Comdec faz parte, para manter o preço da passagem dos coletivos nos atuais 3 reais, e não elevar para 3,55 reais como quer o Sinetram, mais o subsídio dado pelo  município, que eleva o curto de cada passagem para valor superior a 3,70 “.Entretanto, o vereador chamou atenção para o fato de que, ao apresentar o resultado do estudo para o qual foi contratada pelo Sinetram, a empresa de consultoria Ernest & Yang diz textualmente, na página 4 de seu relatório: “As fontes utilizadas neste trabalho incluíam Sinetram, SMTU, IBGE e ANTT, demonstrações financeiras públicas de companhias do setor de transporte, entre outros. Os dados obtidos através dessas fontes não foram alvo de qualquer auditoria contábil ou análise quanto à sua adequação, não havendo  qualquer responsabilidade d Ernest & Yang quanto à sua exatidão”.

Ora, como uma empresa faz um estudo e entrega para quem encomendou e diz  que o valor final encontrado não tem como base fontes confiáveis e se exime de toda reponsabilidade quanto a sua exatidão? – perguntou Álvaro Campelo, criticando o fato de o Sinetram  ainda afirmar que há necessidade de aumento com base no valor apresentado por esse estudo.

Álvaro Campelo ainda disse considerar estranho o procedimento do Sinetram, a partir do momento em que enviou oficio  para a Câmara pedindo estudo da SMTU e a planilha de custos de transporte coletivo elaborada por aquele órgão, “quando o relatório da consultoria informa que incluiu o trabalho da SMTU quanto do levantamento de custos.”

Outro fato que me causa estranheza – e não quero ser leviano ao comentar -, mas informações ainda não oficiais dão conta de que existe um conluio entre os sindicatos laboral e patronal para fazer paralisações dos coletivos e forçar o sindicato patronal a exigir o aumento da tarifa para cumprir acordo coletivo que fizeram. É muito estranha esta movimentação que está acontecendo nos últimos dias. Isso, em se configurar sendo verdadeiro, providencias tem de ser tomadas pela Câmara, ministério público e prefeitura, contra tamanha desonestidade, disse o vereador Álvaro Campelo.

A imprensa procurou os sindicatos ainda na semana passada, quando fiz esta denuncia sobre o possível acordo entre eles, em entrevista coletiva, mas não se pronunciaram, segundo a imprensa divulgou em seus noticiários. A população espera uma resposta a respeito desta situação, até porque hoje já se vê paralisação penalizando o povo que aguarda ônibus por varias horas em vários pontos de Manaus, concluiu o vereador.

Texto: Assessoria do Vereador Álvaro Campelo


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7