Brasília Amapá |
Manaus

Com poucas chuvas, nível do Rio Negro em Manaus reduz 1,92 m em 21 dias

Compartilhe

A redução 1,92 m no nível do Rio Negro foi registrada nos primeiros 21 dias de agosto. No mesmo período do ano passado, a baixa foi de 1,18 metros. De acordo com Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a falta de chuvas pode contribuir para que haja uma vazante maior que a registrada nos anos anteriores. Onze cidades no interior já decretaram atenção por conta da descida dos rios.

No dia 1º de agosto, a cota do Rio Negro era de 27,51 m e nesta segunda-feira (21) o nível é de 25,65 m. No período, o rio diminuiu entre 2 e 17 centímetros por dia.

“A vazante é normal para a época. No final de agosto e setembro vai só aumentar. A vazante é porque não chove e o rio começa a descer em direção ao oceano e não tem a contribuição da chuva. Assim começa a descer o nível. É possível que, se não continuar chovendo, tenhamos vazante maior que nos anos anteriores”, disse o superintendente do Serviço Geológico do Amazonas (CPRM), Marco Antônio Oliveira.

Nos últimos quatro dias, o Negro desceu 41 centímetros. No sábado (19), o rio media 25,93 e baixou 13 centímetros em relação ao dia anterior. No domingo (20), o rio media 25,79 e nesta segundo a cota registrada foi de 25,65, metros.

Fonte: G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7