Brasília Amapá |
Manaus

Artesãos são incentivados ao fortalecimento das vendas com cartão de crédito

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) reuniu na manhã desta terça-feira, 15/8, mais de 70 artesãos cadastrados no Departamento de Economia Solidária, para a segunda fase do projeto que incentiva vendedores autônomos ao uso de máquinas para vendas com cartão de crédito. A reunião contou com representantes da Caixa Econômica Federal e Cielo na sede da Superintendência da Caixa, no Centro.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, que também participou da reunião, considera de grande relevância o projeto por representar um avanço aos artesãos. “Estamos buscando parcerias que possam dar novas oportunidades aos artesãos e fortalecê-los no caminho do empreendedorismo com as ferramentas que potencializam cada vez mais seus negócios”, ressalta a secretária. “Temos seguido a orientação do prefeito Arthur Neto de não medir esforços para abrir oportunidades a esses trabalhadores que encontram no artesanato o sustento de suas famílias. Isto será um grande salto para eles”.

A primeira reunião ocorreu no dia 3/8 entre os representantes da Semtrad, Caixa e Cielo. O objetivo é flexibilizar o acesso dos artesãos às facilidades da venda por meio de cartões de crédito, em uma modalidade que representa grande parte das transações do comércio.

O diretor da Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo, disse que a venda com cartão de crédito sempre foi uma reivindicação dos artesãos e que agora isto será facilitado por esta parceria. “Temos buscado espaços onde os artesãos possam comercializar seus produtos e agora estamos firmando esta parceria para que eles tenham também as ferramentas para impulsionar suas vendas. Temos certeza de que será um grande avanço para eles”, ressalta Melo.
Artesãos aprovam parceria

A artesã Wanderly Mendonça trabalha há mais de 40 anos vendendo produtos de decoração. Para ela, a parceria com a Caixa e Cielo será um avanço para suas vendas. “Hoje, nosso maior problema é não ter uma máquina de cartão de crédito. Perdemos muitas vendas por conta disso”, conta. “Hoje o dinheiro já não corre mais como antes. As pessoas têm medo e preferem usar o cartão de crédito e nós temos de acompanhar essas mudanças”, destacou.

Outra artesã, Francinete Ferreira, tem o mesmo pensamento que Wanderly. “Estamos pesquisando pra ver como usar a máquina de cartão de crédito, mas sabemos que é necessário porque estamos perdendo muitos clientes por isto. Acredito que vai ser muito bom pra nós”, comentou Francinete, que trabalha com emborrachados e outros materiais reciclados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7