Brasília Amapá |
Manaus

Alerta: Surto de caxumba é registrado em escolas de Manaus; são mais de 200 casos em 4 meses

Compartilhe

Manaus registrou 230 casos de caxumba desde abril deste ano, informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As ocorrências foram em 19 locais da capital, principalmente escolas. Com isso, a pasta alerta para que os pais mantenham atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

As pessoas com caxumba devem evitar comparecer à escola, trabalho ou em locais com grande aglomeração durante nove dias após o início dos sintomas.

A rotina de vacinação tem sido intensificada, com a busca ativa das pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto de caxumba e que estejam em contatos de casos suspeitos ou confirmados nos locais onde estes casos estiverem concentrados (creches, escolas, faculdades, empresas, presídios, hospitais, entre outros), de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A caxumba não integra a lista das doenças de notificação compulsória da Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2006 do Ministério da Saúde, porém a ocorrência de dois ou mais casos agregados em instituições como creches, escolas, hospitais, presídios, entre outros, que se configura surto, deve ser imediatamente comunicada ao Distrito de Saúde da Semsa para que as devidas medidas de vigilância epidemiológica sejam adotadas.

Até 2016, não havia registros oficiais de surtos de caxumba em Manaus. O primeiro surto de caxumba em 2017 foi notificado no mês de abril e a ocorrência de casos vem se mantendo até o mês de agosto.
A vacinação e a manutenção de elevadas coberturas vacinais são a principal medida de controle da Semsa e os esquemas recomendados são: vacinação aos 12 meses de idade com uma dose da tríplice viral, aos 15 meses de idade uma nova dose da vacina tetraviral, podendo essa dose ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Depois dessa idade, completar o esquema com a vacinação tríplice viral.

Fonte: G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7