Brasília Amapá |
Manaus

Áudio de Temer pós-impeachment repercute no Congresso

Compartilhe

BRASÍLIA — O vazamento do áudio do vice-presidente Michel Temer pregando a “pacificação” e “reunificação” das forças do país pós-impeachment da presidente Dilma Rousseff causou divergência no Senado. Temer disse que é preciso um governo de “salvação nacional” que reúna forças de todos os partidos. Na avaliação do vice-líder do PT na Câmara , Paulo Pimenta (RS), o vazamento foi proposital.

O líder do PV no Senado, Álvaro Dias (PR), criticou a divulgação do áudio. Para ele, o Brasil está no fundo do poço e vive uma época de “pilhéria, deboche e mediocridade”.

— O vice já está ensaiando o seu governo, considera favas contadas o impeachment. Isso demonstra o governo que temos, a presidente Dilma, o vice Michel Temer… É muita trombada no bom senso, trombada naquele valor fundamental da lealdade e da coerência — criticou Álvaro Dias.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), minimizou o impacto do vazamento do áudio. Para o tucano, foi uma fala imprevidente mas premonitória porque antecipa o resultado. Na avaliação de Cunha Lima, o discurso pode não ter sido vazado por acidente, mas para funcionar como uma vacina, para trazer tranquilidade sobre seu eventual governo.

— Lógico que vai dar munição para o governo. Mas o efeito será mais tranquilizador do que desestabilizador. A desestabilização já está posta, portanto a fala de Temer vai trazer segurança em meio a tantas incertezas sobre um eventual governo de união nacional — disse Cássio Cunha Lima.

PT DIZ QUE FOI PROPOSITAL

O vice-líder do PT, Paulo Pimenta (RS) reagiu com ironia ao vazamento do áudio. Para Pimenta, foi um vazamento proposital, mas idealizado pelo mesmo “estrategista” que vazou a carta em que Temer se queixa à presidente Dilma Rousseff por ser tratado como um “vice decorativo”. O petista chegou a gravar um vídeo para redes sociais, simulando uma fala com militantes e, brincando, pede que não vazem o conteúdo.

— Esse áudio do Temer que vazaram chega a ser ridículo. Qualquer pessoa sabe que é um vazamento forçado, deve ser o mesmo estrategista da história da carta do Temer para Dilma. Num gesto de desespero vaza uma espécie de carta de compromissos, tentando sinalizar para a sociedade brasileira alguns compromissos com problemas sociais e transparecer aos deputados que têm os votos para o impeachment — diz Pimenta no vídeo.

Segundo o petista, é preciso “ser muito bobo” para acreditar nessa “conversa mole” de que o áudio foi vazado por acaso. Mantendo a simulação de que também vaza o vídeo por acaso, ele diz que todos devem ficar atentos e tranquilos porque o governo já pensa em ações para anunciar na segunda-feira, pós-impeachment.

— Tem muita violência, hostilidade contra o nosso pessoal, temos que ficar atentos e tranquilos. Já estamos pensando na segunda-feira pós-votação. Queremos anunciar mudanças da política econômica, o país precisa voltar a crescer, gerar emprego, está tudo pensado para a próxima semana. Mas, cuidado: esse áudio não pode vazar, é conversa interna nossa, que a gente vazou por gosto para mandar recado para nosso pessoal.

No início do vídeo, Pimenta diz que conversou com Lula e Dilma e que está motivado e crê que há votos para barrar o impeachment.

Depois do vazamento, aliados de Temer decidiram difundir o áudio. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) mandou a seguinte mensagem, além do áudio: ” Amigos, o vice-presidente Michel Temer, consciente da responsabilidade de estar preparado para assumir o comando da nação em conformidade com o seu papel constitucional, analisava uma ideia do que dizer à nação no caso de o impeachment ser aprovado na Câmara no próximo dia 17, e o áudio desta reflexão vazou na internet. Assim sendo, remeto aos amigos para conhecimento.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7