Brasília Amapá |
Manaus

Tornado de mais de 100km/h atinge Campinas na madrugada deste domingo

Compartilhe

SÃO PAULO – Um tornado de mais de 100km/h atingiu a cidade de Campinas, em São Paulo, na madrugada deste domingo, destelhando centenas de construções e derrubando árvores e postes. Não houve registro de vítimas fatais, de acordo com o prefeito da Cidade, Jonas Donizette (PSB). Vários moradores seguem sem luz. A ventania, acompanhada de muita chuva, ocorreu entre meia-noite e 1h. Segundo Donizette, as áreas mais atingidas foram Souzas e Taquaral.

— Foram muitos estragos. Registramos chuvas de 74mm, o esperado para o mês todo. Árvores como cedro, difícil de arrancar, caíram. Foi surpreendente. Quem olha para a cidade agora nem acredita que não houve vítima fatal — relata o prefeito, que credita que levará até quatro dias para limpar a cidade.

— Campinas nunca passou por isso. A população está assustada. As pessoas ficam abaladas. Você vê prédios com a sacada arrancada. O vento foi levando tudo pela frente — afirma Donizzete.

O vendaval que atingiu a cidade de Campinas, na madrugada deste domingo, derrubou cinco torres de transmissão de energia, segundo informações divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Ainda segundo o ONS, também houve o desligamento automático de três linhas da rede básica: Santo Ângelo/Replan; Santo Ângelo/Mogi Mirim e Campinas/Atibaia. De acordo com o ONS, o fornecimento para a popualação não foi interrompido.

Uma quarta linha – Campinas/Guarulhos também foi desligada depois que cabos da linha Campinas Itatiba caíram sobre ela. De acordo com o ONS, um temporal que atingiu o estado de São Paulo na última quarta-feira já havia derrubado outras 13 torrres de transmissão nas regiões de Ilha Solteira, Bauru, Araraquara e Campinas. Os reparos deverão ser concluídos na próxima terça-feira, segundo o ONS.

Segundo o ONS, houve desligamento no sistema de distribuição da CPFL. O ONS informou que está estudando medidas adicionais, a partir desta segunda-feira, para garantir o suprimento de energia para Campinas e São Paulo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7