Brasília Amapá |
Manaus

Teori não confirma se homologou delação da Andrade Gutierrez

Compartilhe

BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), não quis dizer se homologou ou não a delação premiada de executivos da Andrade Gutierrez na Operação Lava-Jato. Teori ressaltou que os depoimentos estão em sigilo por determinação legal. Segundo o ministro, o sigilo só poderia ser revogado se for de interesse das partes – no caso, o Ministério Público Federal e os próprios delatores. No entanto, o colunista Merval Pereira revelou na noite de quarta-feira que o ministro havia homologado o depoimento da empreiteira. A dúvida é se ele vai liberar o documento oficial ou se vai manter o sigilo, porque ainda haveria investigação sendo feita.

— Em matéria de delação premiada, a lei estabelece que tudo tem que ser mantido em sigilo. Enquanto as partes não abrirem mão, do sigilo eu vou cumprir a lei — disse o ministro, ao chegar para a sessão da tarde desta quinta-feira no STF.

Em delação premiada à Procuradoria-Geral da República, os executivos da Andrade Gutierrez revelam que as construtoras responsáveis pela obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte combinaram o pagamento de uma propina de R$ 150 milhões, 1% do valor que elas iriam obter pelos contratos firmados.

Os recursos seriam pagos ao longo da construção da obra e seriam divididos entre PT e PMDB. Cada partido ficaria com uma cota de R$ 75 milhões. Os recursos foram pagos, segundo a delação premiada, na forma de doações legais para campanhas de 2010, 2012 e 2014.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7