Brasília Amapá |
Manaus

Temer escolhe novo ministro da AGU para eventual governo

Compartilhe

BRASÍLIA – O vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP) avançou mais uma casa na montagem de seu governo, caso o Senado aprove o impeachment da presidente Dilma Rousseff, e já escolheu mais um ministro. O advogado e professor Fábio Medina Osório foi confirmado nesta quarta-feira para ser ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), responsável, entre outras coisas, por fazer a defesa do presidente da República.

Osório esteve com Temer na tarde de hoje no Palácio do Jaburu. Também participaram do encontro os ex- e futuros ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado e ex-promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Osório foi um dos convidados a falar na Comissão do Impeachment do Senado. Em uma apresentação de teor mais jurídico, disse que o Senado é o Poder responsável para julgar o presidente em caso de crimes de responsabilidade e pediu que a Casa não ceda ao que chamou de “discurso do golpe”, amplamente repetido por defensores do governo Dilma.

— O surrado discurso do golpe não deve ser acolhido. A má gestão pública de um governante pode ser valorada por Vossas Excelências — disse Fábio Medina Osório, no dia 2 de maio.

Com 48 anos, Osório é especializado em leis sobre combate à corrupção e foi secretário-adjunto de Justiça de Germano Rigotto (PMDB-RS), ex-governador gaúcho.

Com a saída de Dilma do cargo, o ministro José Eduardo Cardozo, um dos mais próximos à petista, deixará a AGU. Ele vem sendo elogiado por governistas em todo o processo por sua defesa enfática do mandato da presidente e pelas críticas ao processo de impeachment, que também chama de golpe. Ele deixou o Ministério da Justiça após críticas, principalmente do ex-presidente Lula, de que não conseguia “controlar” a Polícia Federal nas investigações da Operação Lava-Jato.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7