Brasília Amapá |
Manaus

Temer devolve a comandantes das Forças Armadas controle sobre promoções

Compartilhe

BRASÍLIA – Ao revogar um decreto da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer devolveu nesta sexta-feira atribuições aos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica que haviam sido transferidas para o Ministério da Defesa. A informação foi antecipada pelo blog do Noblat. A cerimônia, que aconteceu no gabinete presidencial, foi fechada.

— Precisamos democratizar e reconstitucionalizar o País – afirmou o presidente interino aos militares, ao lado dos ministros Alexandre de Moraes (Justiça), Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). O GSI foi alçado a ministério no começo do governo interino.

O decreto de Dilma, de setembro de 2015, foi editado quando Jaques Wagner – que seria seu braço-direito como ministro da Casa Civil e depois do Gabinete Pessoal – era chefe da Defesa. O texto retirava dos comandantes das três Forças Armadas funções como: promoção post mortem de oficiais superiores, designação de militares para missões no exterior e promoção de oficiais.

A repercussão negativa fez o governo petista recuar: uma semana depois, uma retificação dizia que o ministro da Defesa poderia subdelegar aos comandantes as competências.

Nesta quinta-feira, o ministro do GSI disse que a decisão de Temer retoma a “legalidade”.

— Um decreto não pode contrariar a lei. O decreto repõe as coisas no leito da legalidade — disse Etchegoyen, e completou:

— Ele (o decreto) transferia para o Ministério da Defesa competências que são claramente, legalmente, muito nitidamente na nossa legislação, dos comandantes das Forças.

Além de Etchegoyen, Jungmann e de Moraes, estavam no gabinete: Almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Almirante Eduardo Bacellar Leal Pereira, comandante da Marinha; General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército; Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil; General Joaquim Silva e Luna, secretário-geral do ministério da Defesa; e Tenente-Brigadeiro Alvani, representando Estado Maior da Aeronáutica.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7