Brasília Amapá |
Manaus

Temer decide ir para Brasília após orientação de sua segurança

Compartilhe

SÃO PAULO – Após o protesto realizado na manhã desta quinta-feira em frente de sua casa em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer decidiu, por orientação da segurança da Presidência da República, embarcar para Brasília. O vice-presidente deixou São Paulo rumo a capital federal em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta das 16h30 desta quinta-feira. A previsão inicial era de que Temer passasse o feriado e o fim de semana na capital paulista.

Em razão da viagem da presidente Dilma Rousseff a Nova York hoje para participar da cerimônia de alto nível de assinatura do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, na ONU, Temer assumiu interinamente a Presidência da República. Segundo a assessoria do vice, ele já tinha feito planos de ficar até o fim de semana na capital paulista, onde moram sua mulher e filho, e não mudaria de planos, uma vez que para exercer o cargo de presidente, basta que esteja em território nacional. A manifestação na porta de sua casa motivou a decisão do vice.

Temer saiu de sua casa no Alto de Pinheiros, em São Paulo, às 15h50, para embarcar para Brasília. Segundo uma integrante da equipe de segurança da Presidência da República, o peemedebista ficou preocupado com o incômodo aos vizinhos após o protesto.

— Temer temia que a vizinhança ficasse com raiva dele por causa do tumulto de manifestantes. No Palácio do Jaburu, ele fica mais isolado, porque o acesso é restrito — disse o agente, que pediu anonimato.

O ato na porta de Temer, conhecido como escracho, durou cerca de 30 minutos. Os jovens pintaram com tinta branca no asfalto a frase “QG do Golpe” e estenderam uma faixa com a inscrição “Temer Golpista”. Por volta das 9h45, uma viatura da base comunitária móvel da Polícia Militar estacionou no local e os policiais isolaram a área com grades.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, que esteve na casa de Temer na manhã desta quinta-feira, negou que a ida do presidente interino para a Brasília tenha relação com o protesto em frente à residência. Um dos principais articuladores do PMDB, o ex-ministro da Aviação Civil vai voltar para o Rio.

– (A viagem de Temer para Brasília) Não atrapalha a articulação política. Pelo contrário, facilita – disse rapidamente na saída da casa de Temer.

Duas horas após manifestantes do Levante Popular da Juventude terem pintado a inscrição “QG do golpe” no asfalto em frente à casa de Michel Temer, no Alto de Pinheiros, uma empresa de limpeza que presta serviços para Prefeitura de São Paulo apagou a pichação com jatos d’água.

Dois caminhões da Inova realizaram a lavagem em meia hora com pelo menos 12 funcionários. O comandante da operação não quis dizer quem havia solicitado o serviço “emergencial”. A prefeitura informou que a empresa foi acionada diretamente pela Polícia Militar e que a administração municipal não pagará pelo serviço.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7