Brasília Amapá |
Manaus

STF abre inquérito contra Vital do Rego e Marco Maia

Compartilhe

BRASÍLIA – O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira a abertura de inquérito para investigar o ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rego e o deputado Marco Maia (PT-RS) por corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Teori concedeu prazo de 90 dias para o cumprimento das diligências iniciais, que inclui depoimentos e produção de provas, também a pedido de Janot.

As suspeitas sobre os dois políticos surgiram a partir de colaboração premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) na Operação Lava-Jato. Segundo o delator, muitos empresários ligados a obras da Petrobras foram convocados para prestar depoimento à CPI da Petrobras, em 2014. Integrantes da comissão teriam pedido dinheiro para campanhas eleitorais e, em troca, derrubariam esses requerimentos de convocação. Vital do Rego presidia a CPI.

Segundo Delcídio, houve reuniões dos empresários com Marco Maia, Fernando Francischini, Vital do Rego e Gim Argelo, que era vice-presidente da CPI. Um dos representantes dos empresários seria o empreiteiro Leo Pinheiro. Segundo Delcídio, o lobista Julio Camargo e o empreiteiro Ricardo Pessoa ficaram “revoltados” com o pedido de dinheiro.

“Julio Camargo confirma o relato de Delício do Amaral em relação à eventual participação do deputado Marco Maia e do então senador Vital do Rego nos crimes mencionados”, escreveu Janot no pedido de investigação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7