Brasília Amapá |
Manaus

SP tem atos ainda tímidos sobre impeachment

Compartilhe

SÃO PAULO — Manifestantes pró e contra o impeachment começam a se mobilizar em São Paulo para votação de domingo na Câmara. Um grupo de pessoas que defende o afastamento da presidente Dilma Rousseff está acampado na Avenida Paulista, em frente à sede da Federação das Industrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Uma reunião de blocos de Carnaval com pessoas favoráveis ao governo aconteceu no centro de São Paulo.

Motoristas promoviam buzinaço no local. Balançando incansavelmente uma bandeirinha do Brasil, a assistente pessoal Maisa Campos Loli, de 56 anos, estava empolgada com a votação

– Já até passei mal hoje de tanta ansiedade. Quase enfartei. Está todo mundo muito afetado. É um desgaste muito grande. Mas estamos animados – conta ela, há alguns dias acampada na Paulista:

– Nunca fiz isso na vida. É complicado, mas estou achando o máximo.

Ao passar pelo local, o estudante Cláudio Saad, de 21 anos, parou para comprar dois pixulecos, um boneco inflável do ex-presidente Lula vestido de presidiário.

– Estava até mais certo da saída de Dilma, mas agora estão falando que ela pode se salvar. Tomara que saia – torce ele, que dará os produtos de presente para os irmãos.

As barracas estão montadas no local desde 16 de março, quando o juiz Sérgio Moro liberou os sigilos sobre grampos telefônicos de conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste sábado, os manifestantes têm abordado pedestres que caminham pela avenida para convencê-los a apoiar o impeachment. Por volta das 16h, um grupo de motoqueiros parou em frente ao acampamento montado na Avenida Paulista, para mostrar apoio aos manifestantes. Parte da avenida ficou da via ficou interditada até por volta das 18h. Policiais militares já fazem a segurança no local.

Neste domingo, está programado para a Paulista uma manifestação de vários grupos favoráveis ao afastamento da presidente. Serão montados dois telões para acompanhar a votação na Câmara. Os manifestantes favoráveis ao PT vão se reunir no Vale do Anhangabaú, na região central da cidade. No local, também haverá telão.

Na praça do Patriarca, centro de São Paulo, um grupo de centenas de manifestantes a favor da presidente Dilma Rousseff realizou uma confraternização ao som de marchinhas de carnaval. Bem-humorados e certos de um resultado favorável ao governo durante a votação deste domingo, eles exibiam faixas com dizeres como “contra o golpe e a favor do sexo livre”.

Os manifestantes começaram a se concentrar no local, onde também acampam pessoas a favor de Dilma, por volta das 16h. Representantes de distintos blocos carnavalescos se uniram à população e promoveram os batuques. Não houve discursos políticos, mas as palavras de ordem estavam nas letras das músicas e em pinturas feitas nos rostos dos protestantes.

No cair da tarde o grupo decidiu seguir para o Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste. No trajeto, eles pararam em frente ao Teatro Municipal, onde fizeram um jogral em que manifestavam apoio ao governo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7