Brasília Amapá |
Manaus

Sobe para 21 o número de mortos após deslizamentos na Grande São Paulo

Compartilhe

SÃO PAULO – Temporais que caíram durante toda a quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira causaram alagamentos e deslizamentos que deixaram pelo menos 21 mortos na Grande São Paulo. No total, 11 das vítimas fatais são de Francisco Morato, cidade mais atingida. Houve quatro vítimas fatais em Mairiporã, duas em Itapevi, duas em Itagiba, uma em Guarulhos e uma em Cajamar, de acordo com o Corpo de Bombeiros. De acordo com a última atualização da Defesa Civil, seis pessoas estão desaparecidas.

Temporais que caíram durante toda a quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira causaram alagamentos e deslizamentos que deixaram pelo menos 18 mortos na Grande São Paulo. Nove das vítimas fatais são do município de Francisco Morato, quatro de Mariporã. uma de Guarulhos e outra de Cajamar.

Entre os mortos, está uma criança de 4 anos, que morreu após um deslizamento que atingiu várias casas do bairro Parque Náutico. Sete pessoas foram resgatadas de casas na região. Outras oito pessoas ainda estão desaparecidas em Mairiporã.

O Aeroporto de Guarulhos ficou fechado por seis horas de madrugada e vários voos foram cancelados por conta da falta de luz. A previsão é de mais chuva para São Paulo nesta sexta-feira. Entre as cidades afetadas estão ainda Caieiras, Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e Campinas e Jundiaí, no interior. O sistema de transporte na cidade opera com lentidão, com vários pontos de interdição. Ao menos três rodovias foram interditadas nesta madrugada devido a alagamentos e quedas de barreiras. Não há informações de feridos.

A pior situação é na rodovia SP-332, que liga a Grande São Paulo ao interior, que está parcialmente interditada nos dois sentido devido a queda de seis barreiras.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tentou sobrevoar os locais afetados, mas não conseguiu e foi a Mairiporã de carro. De acordo com o governador, o foco inicial é ajudar as famílias e as vítimas.

— A primeira ação é sempre para as pessoas, para as famílias. Abrigamento, alimentação, remédio, roupa, colchão, o que precisar. No segundo momento, é recuperar o que foi destruído — disse em entrevista ao “SPTV”.

Alckmin citou o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Sabesp durante a tragédia e destacou o caso de uma criança de 5 anos, presa pelo pé embaixo de uma laje na cidade de Francisco Morato. Os bombeiros realizaram a operação no local e a levaram para o Hospital das Clínicas. A criança teve o pé amputado, mas encontra-se num quadro estável, de acordo com Alckmin.

Segundo informações do portal de notícias “G1”, mais de 20 cidades no interior do estado e na Grande São Paulo foram afetadas pelas chuvas. Em Franco da Rocha, um dos locais mais afetados, casas e carros no centro da cidade ficaram completamente submersos. Em Caeiras, município vizinho, a estação de trem ficou totalmente alagada.

O prefeito de Caieiras, Roberto Hamamoto, disse, em entrevista à “Globonews”, que ainda há risco de desabamentos e que está orientando a população a deixar suas casas. O mesmo acontece em Mairiporã. Hamamoto disse ainda que as compotas da represa que abastece a cidade corriam risco de abrir por conta do temporal, o que deixa a cidade ainda mais vulnerável.

A barragem Paiva de Castro, em Mairiporã, faz parte do Sistema Cantareira. Quando fica cheia, abre as comportas e dá vazão às águas para o rio Juqueri. A consequência é imediata para Franco da Rocha e Caieiras, municípios com casas e prédios abaixo do nível da represa.

PROBLEMAS EM LINHAS FERROVIÁRIAS

De acordo com informações da “Agência Brasil”, as chuvas provocaram falhas de energia e afetaram o funcionamento de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A Linha 7 apresentou lentidão no trecho da Estaçaõ da Luz até a Francisco Morato. Em função do grande impacto da chuva na região, o trajeto da linha 7 foi interrompido na cidade. As linhas 8 e 9 tiveram problemas de lentidão. No caso da linha 9, a situação foi normalizada a partir das 9h.

PREJUÍZOS

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) o alagamento causou a perda de alimentos.

O Rio Pinheiros transbordou em dois pontos: nas proximidades da Ponte Cidade Universitária, na zona oeste, e da Ponte Ary Torres, na zona sul. Na zona norte de São Paulo, o Rio Tietê encheu na altura das Pontes Dutra e do Limão.

O Centro de Geenciamento de Emergências (CGE) informou que a previsão é de chuva intermitente ao longo dessa sexta-feira. Em nota, a instituição informou que o clima instável que atingiu a Grande São Paulo já está se deslocando para o Sul de Minas Gerais, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7