Brasília Amapá |
Manaus

Senadores defendem saída de ministro da Transparência e explicações de Renan

Compartilhe

BRASÍLIA – Senadores da base aliada e da oposição defenderam nesta segunda-feira a saída do ministro da Transparência, Fabiano Silveira, e cobraram explicações públicas do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Fabiano e Renan foram flagrados em gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O ministro, então membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orienta Renan sobre como se defender nas investigações da Operação Lava-Jato.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) argumenta que não há tempo para que Fabiano dê explicações, uma vez que ocupa a área do governo Michel Temer que cuida das investigações internas e acordos de leniência no âmbito da própria Lava-Jato.

— Pela função que ele tem, não dá tempo de explicar, e o melhor é o afastamento. Acredito na capacidade, na competência e na lisura do doutor Fabiano (Silveira, ministro da Transparência), mas na pasta que está deve pedir o afastamento — disse a senadora.

Alvaro Dias (PV-PR) afirmou que a permanência de Fabiano poderá colocar em dúvida o discurso de Temer de que seria a favor da Lava-Jato.

— A permanência contamina o governo e faz desacreditar o discurso do presidente. Ele (Fabiano) não poderia agir assim, e o governo Temer tem que conquistar credibilidade — afirmou Alvaro.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que, além da demissão de Fabiano, é preciso retomar o nome e as atribuições da Controladoria-Geral da União (CGU).

— Não basta apenas o afastamento do ministro, que não tem condições de continuar, mas vamos exigir a volta da Controladoria-Geral da União — disse o petista.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a manifestação dos servidores do órgão como mais um indicativo de que o ministro deve sair.

— Os próprios servidores da ex-CGU já estão pedindo a sua exoneração. Não há possibilidade de um se manter o ministro que não tem nem sequer o respeito de seus comandados — disse a senadora.

EXPLICAÇÕES DE RENAN

As cobranças diretas pelo afastamento do ministro não são repetidas ao falar de seu interlocutor no diálogo. Para os senadores, o presidente da Casa precisa ter condições de apresentar suas explicações.

— Acima de tudo, o presidente da Casa deve explicações a seus pares — disse Simone.

— Está na hora de uma manifestação pública e definitiva. Vamos aguardar o presidente Renan Calheiros para conhecer a providência que pretende adotar. Espero que seja uma decisão a favor da instituição — afirmou Alvaro Dias.

Senadores da oposição compararam a situação de Renan a de Romero Jucá, que teve de deixar o Ministério do Planejamento na semana passada.

— Esse Senado não pode tratar as questões com dois pesos e duas medidas. A situação do presidente Renan não é diferente da de Romero Jucá — disse Vanessa Grazziotin.

— A fala do senador Jucá é mais grave, mas o presidente do Senado também tem que se explicar, porque todo mundo estava numa coisa só. Tem que falar o presidente do Senado, o ex-presidente Sarney, o senador Jucá. Todos tem que falar sobre essa grande armação. Vamos cobrar todos para falar sobre essa articulação de se retirar a presidente Dilma para frear a Lava-Jato — disse Lindbergh.

Os parlamentares aliados a Dilma afirmaram ainda que desejam utilizar as gravações feitas por Sérgio Machado como argumento contra o impeachment. Segundo eles, há nos áudios evidências de que o afastamento de Dilma seria uma tentativa de parar a Lava-Jato.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7