Brasília Amapá |
Manaus

‘Se ela perder, saio junto’, diz Kátia Abreu sobre impeachment

Compartilhe

SÃO PAULO — Contrariando a decisão de seu partido, o PMDB, que quer o afastamento da presidente Dilma Roussefff, Kátia Abreu decretou sua saída do governo em caso de impeachment. Ausente no Senado para apoiar a amiga pessoal, a ministra da Agricultura disse ao GLOBO que não voltará à Casa, por ora, deixando para seu suplente Donizeti Nogueira (PT-TO) votar pela permanência da mandatária. Na tarde desta terça-feira, o presidente do Senado Renan Calheiros marcou para a próxima segunda-feira a eleição da comissão especial, com 21 integrantes, que vai analisar o processo de impedimento de Dilma.

— Vou ficar junto com ela até o fim. Se ela ganhar, nós continuamos. Se ela perder, eu saio junto — determinou a ministra.

Em contatos diários com a presidente, Kátia nega abatimento de Dilma, mas fala em indignação, injustiça e tristeza. As palavras também foram utilizadas pela própria petista em discurso na tarde desta segunda, quando falou dos votos da Câmara. Kátia frisou ainda que Dilma não entregará o jogo, e que apelará a “todas as instâncias que puder” para permanecer em Brasília.

— Toda hora converso com ela. Hoje, várias vezes. Isso tudo é muito triste. Ela falou: “Olha, Kátia, nunca imaginei que fosse assistir a isso”. Não se conforma porque sabe de seus atos. A presidente é uma mulher digna e honesta e não cometeu nenhum furto no governo nem desviou recurso público. Toda pessoa que é correta fica indignada e impactada, mas ela vai recorrer a todos os recursos que tiver.

SEM MOTIVO PARA EXPULSÃO

Pela lealdade à Dilma e desobediência ao partido, o PMDB pensa em expulsar a ministra da legenda. Kátia Abreu foi até convidada para se filiar ao PR, mas diz que não enxerga motivos para sua retirada.

— Fui convidada para ficar neste partido (PMDB) e não vejo motivo para expulsão. Lá atrás, quando nós aprovamos, em convenção, que o Temer seria o vice da Dilma, esses mesmos que estão no lado dele votaram contra e desobedeceram a Convenção Nacional, como o senhor Geddel (Vieira) e (Romero) Jucá. Por que não foram expulsos? Serei porque sou mulher? — indaga.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7