Brasília Amapá |
Manaus

Ronaldo Nogueira (PTB-RS) assume Trabalho em eventual governo Temer

Compartilhe

BRASÍLIA – Caso o Senado vote pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira, o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS) será ministro do Trabalho no eventual governo Temer. Conforme adiantou o blog Panorama Político, de Ilimar Franco, a indicação foi definida nesta quarta-feira pela bancada do PTB na Câmara. Desde o começo da semana, o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, vinha acertando com o vice Michel Temer a indicação do partido para pasta.

Não havia até o momento entendimento entre os deputados quanto a uma definição. Até ontem estavam colocadas as indicações dos deputados Alex Canziani e Benito Gama. Canziani é um nome ligado ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. Benito era preferido pela direção partidária.

EVENTUAL MINISTÉRIO GANHA FORMA

O vice-presidente Michel Temer chega ao dia do provável afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo com seu Ministério praticamente pronto, sem notáveis, como pretendia, e exclusivamente integrado por políticos dos partidos que formarão sua base. Depois que decidiu cortar dez dos atuais 32 ministérios, o peemedebista avançou nas negociações com os partidos aliados, que aceitaram reduzir a pressão por indicações no primeiro escalão.

O ministro da Justiça será Alexandre de Moraes. Advogado, ele é secretário de Segurança Pública de São Paulo, na gestão Geraldo Alckmin. É filiado ao PSDB, amigo de Michel Temer e já teve em sua carteira de clientes Eduardo Cunha.

Temer já até definiu as linhas gerais que gostaria de ver implementadas. À frente do Ministério da Justiça, Moraes deverá retomar negociações com governadores para ajudar os estados a combater a violência urbana.

— Vai ser ele mesmo. O Alexandre é um jurista, conhece bem a segurança pública e vai ser importante para conduzir as mudanças — disse um interlocutor do vice.

O vice-presidente passa o dia nesta quarta-feira em reuniões com aliados no Palácio do Jaburu. A bancada de parlamentares mineiros do PMDB e o vice-governador do estado, Antonio Andrade, estão reunidos nesse momento com Temer. O grupo indicou o nome do deputado federal Newton Cardozo Júnior (PMDB-MG) para ocupar o Ministério da Defesa. O pai do parlamentar, o ex-governador mineiro Newton Cardozo, amigo de Temer, participa também do encontro.

O economista-chefe do Itaú e ex-diretor do Banco Central, Ilan Goldfajn, é o principal nome para a presidência do Banco Central (BC). Interlocutores do vice-presidente afirmam que o martelo ainda não foi batido porque Henrique Meirelles, escolhido para o Ministério da Fazenda, também está conversando com o sócio do banco Plural e ex-diretor do BC, Mário Mesquita.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7