Brasília Amapá |
Manaus

Rio e São Paulo registram panelaço durante programa do PT na TV

Compartilhe

RIO — Diversos panelaços foram registrados no Rio e em São Paulo nesta terça-feira durante o programa do Partido dos Trabalhadores (PT) em cadeia nacional de TV. No Rio, houve protesto grande no Leme, Copacabana, Botafogo e Jardim Botânico, além de no Flamengo e no Maracanã. As manifestações ficaram ainda mais fortes quando o ex-presidente apareceu na TV para defender o país.

Em São Paulo, assim que começou o programa do PT, moradores de diferentes bairros começaram um panelaço. Além de bater panelas, alguns xingavam nominalmente integrantes do PT. A manifestação foi registrada em bairros como Jardins, Pompéia, Pinheiros, Bela Vista, Moema e Vila Nova Conceição. Muitos carros pararam no meio do trânsito paulistano para buzinar.

Durante os dois útlimos programas do PT na TV no ano passado, também houve panelaço. A presidente Dilma já foi alvo de cinco manifestações desse tipo desde o ano passado. O último aconteceu no início de fevereiro, durante o pronunciamento da presidente para alertar a população sobre a necessidade de combate ao mosquito Aedes aegypti. As manifestações caseiras tiveram seu auge em março do ano passado, quando houve dois dias seguidos de bateção de panela, no auge dos protestos pelo impeachment da presidente, que levaram às ruas cerca de dois milhões de pessoas. Alguns panelaços, como o do programa do PT em agosto, chegaram a ser registrados em mais de 20 estados. Por causa dos protestos, Dilma chegou a não fazer o tradicional pronunciamento do Dia do Trabalho e optar por vídeos postados nas redes sociais.

O programa de televisão do PT que foi ao ar nesta terça-feira fez uma defesa contundente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos dez minutos do programa, dois minutos e meio foram dedicados ao ex-presidente, suspeito de favorecimento pessoal na reforma de um sítio, em Atibaia (SP), e nas obras de um triplez, no Guarujá.

Enquanto o locutor dizia que os adversários do partido nunca aceitaram as “ideias e origens” de Lula, o vídeo mostrou imagens do ex-presidente sendo abraçado e beijado por eleitores e ao lado de figuras como o líder sul-africano Nelson Mandela. O programa mostrou ainda recortes de jornais com o noticiário recente ligado ao ex-presidente.

Em seu discurso, que durou um minuto em meio, Lula não cita as denúncias contra ele e prefere passar uma mensagem positiva sobre o governo do PT, mas critica “quem não gosta de dividir a poltrona o avião” com pessoas mais pobres.

“De um tempo para cá, parece que virou moda falar mal do Brasil. Esse país não é qualquer um não, gente. As pessoas que falam em crise, crise, crise, repetem isso todo santo dia, ficam minando a confiança no Brasil”, afirma o ex-presidente durante o programa, citando os feitos positivos do partido no poder.

“Esse é o resultado dos governos do PT no comando do Brasil, e é isso no fundo que incomoda essa gente que não gosta de dividir a poltrona dos aviões com o nosso povo. É verdade que erramos, mas acertamos muito mais e podemos melhorar muito mais ainda. Temos tudo para voltar a crescer e seguir no caminho do desenvolvimento, para ser, cada vez mais, o Brasil de todos os brasileiros”, conclui Lula.

A presidente Dilma Rousseff não participou da propaganda que teve duração de 10 minutos. Segundo o presidente do partido, Rui Falcão, ela foi convidada, mas disse que estava “com a agenda cheia”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7