Brasília Amapá |
Manaus

Rena ameaça não convocar sessão do impeachment antes de resolver situação de Delcídio

Compartilhe

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ameaça não convocar para essa quarta-feira a sessão para votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff se, antes, o Senado não resolver sobre a situação do senador Delcídio Amaral (Sem Partido-MS), que hoje compareceu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Renan ficou irritado com a manobra do PSDB na CCJ, em que o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou requerimento para pedir mais informações sobre o processo de Delcídio, adiando uma decisão da CCJ programada para esta segunda-feira.

— E quero dizer ao PSDB, com todo o respeito, que, apesar de ler, terei muita dificuldade de convocar sessão de afastamento da decisão da presidente Dilma antes da decisão sobre o Delcídio. Não vamos repetir a Câmara. Se procrastinar, essa Casa não vai contar com a minha boa vontade de marcar a sessão de quarta-feira! Até compreendo as razões do PSDB, mas terei muita dificuldade de convocar a sessão da presidente da República antes de resolver esse problema do Delcídio, que é anterior! — disse Renan, acrescetando:

— Não é competência da CCJ produzir provas. Sua competência é dizer se foi legal, regular o trâmite do processo.

O senador Aloysio Nunes Ferreira se irritou e disse:

— O direito de defesa é constitucional. Vossa Excelência não vai dizer qual é o meu papel!

— O papel da CCJ não é produzir provas. Vossa Excelência foi ministro da Justiça — rebateu Renan.

— Assim como o Vossa Excelência. Vossa Excelência não vai me censurar —retrucou Aloysio Nunes Ferreira.

Todo o acerto de Renan foi de marcar para essa terça-feira a sessão do plenário para cassar o senador Delcídio. Por esse acordo, nesta segunda-feira a CCJ votaria pela cassação, chancelando a decisão do Conselho de Ética. Mas a CCJ deu prazo até quinta-feira, acabando com o acordo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7