Relator da Comissão do Impeachment apresenta voto nesta quarta-feira

RIO E BRASÍLIA – Prevista para ter início às 14h desta quarta-feira, a apresentação do voto do relator da Comissão do Impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), é um importante termômetro para definição do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. O relatório, que será votado segunda-feira, poderá recomendar o arquivamento ou a continuidade do processo.

Como deve haver pedido de vistas, que precisa respeitar intervalo de duas sessões, a comissão correrá contra o tempo para cumprir o prazo para a votação, que termina na próxima segunda-feira. Por isso, o presidente do colegiado, Rogério Rosso (PSD-DF), busca um acordo para tentar iniciar a discussão na próxima sexta-feira.

Levantanto do GLOBO com os 65 integrantes da comissão mostra que o cenário ainda é imprevisível e que a disputa é voto a voto. Ainda faltam orientações partidárias e posições vêm sendo alteradas com a atuação do governo sobre algumas legendas, mas a oposição já reúne 30 votos a favor do afastamento de Dilma e está a três de formar maioria. Precisa, para isso, ganhar adeptos entre os 17 deputados que se declararam indecisos. Outros 18 se manifestaram contra a continuidade do processo.

Rosso e Arantes estão entre os deputados que se disseram indecisos. Parlamentares do governo e da oposição, no entanto, dão como certo seus votos a favor do impeachment.

ver mais notícias