Brasília Amapá |
Manaus

Quadrilha que vendia diploma falso de medicina é presa

Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta (20), a Operação Diploma Fácil, com o objetivo de desarticular grupo criminoso voltado à falsificação e venda de diplomas de graduados em Medicina.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nas cidades de Goiânia e Acreúna, em Goiás.

O grupo criminoso, que possui sede em Goiás, vendia diplomas falsos de graduação em Medicina em nome de instituições de ensino do Sul do país a formados em Medicina no exterior, com a promessa de que teriam sido extraídos das próprias Universidades.

Para tanto, cobravam quantias de R$ 100 mil a R$ 150 mil por diploma falso.

Além da venda de diplomas, os investigados davam acompanhamento aos interessados quando estes compareciam ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para requererem registro.

A investigação, que se iniciou em abril de 2016, identificou seis tentativas de registro e dois êxitos, estes já anulados pelos CRMs.

Os interessados tentaram registros, ao menos, nos CRMs localizados nos Estados da Bahia, Goiás e de Sergipe.

Os integrantes do grupo criminoso responderão pelos crimes de associação criminosa, falsidade documental e uso de documento falso.

As penas conjuntas desses delitos podem chegar a 13 anos de reclusão.

Os graduados em medicina no exterior que contrataram os serviços do grupo criminoso são investigados por uso de documento falso, cuja pena máxima é de cinco anos de reclusão.

Fonte: Polícia Federal

 

Foto:Assessoria/PF


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7