Brasília Amapá |
Manaus

PT se reúne pela primeira vez após afastamento de Dilma

Compartilhe

BRASÍLIA – O Diretório Nacional do PT, composto por 84 membros, está reunido pela primeira vez desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo. O partido discute o futuro da legenda diante da sua maior crise política. Na pauta, possíveis estratégias para ainda tentar impedir o afastamento definitivo de Dilma no Senado, a relação com o governo interino de Michel Temer e as políticas de aliança para as eleições municipais. A tendência, nesse caso, é o partido aprovar preferencialmente coligações com legendas mais à esquerda e aliados de fato, como PCdoB, PDT e PSOL, mas não fechar a porta para eventual dobradinha com outros partidos, caso do PMDB. Aí, será avaliado caso a caso.

Vários ex-ministros de Dilma participam do encontro, como Edinho Silva (Comunicações), Eleonoroa Menicucci (Secretaria das Políticas Para as Mulheres, depois fundido na Secretaria de Direitos Humanos), Carlos Gabbas (Previdência Social). É aguardada a presença de Miguel Rossetto, que ocupou diversas Pastas nos governos Lula e Dilma, como Desenvolvimento Agrário e, ultimamente, Secretaria do Governo.

O encontro vai durar o dia inteiro e, no final da tarde, será apresentado um documento com as posições do partido nos vários tópicos. O presidente do PT, Rui Falcão, comanda a reunião. Vários deputados e poucos senadores participam. Está presente também o governador petista Wellington Dias, do Piauí. O ex-assessor especial Marco Aurélio Garcia está no encontro.

— Vamos discutir aqui o que queremos para o partido. Sobre a volta de Dilma, temos de ser realista. Temos que virar votos de três senadores. É possível? É. Mas não é fácil. Devo dizer que, pelos primeiros atos de Michel Temer, ele tem sido grande parceiro para facilitar a volta da presidenta Dilma — disse o deputado Envio Verri (PT-PR).

Wellington Dias usou o tom dos petistas e chamou de “golpe” o processo que levou ao afastamento de Dilma.

— Foi um golpe revestido de legalidade — disse.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7