Brasília Amapá |
Manaus

PSDB na Câmara não engrossa coro pela saída de Jucá

Compartilhe

BRASÍLIA – Em linha diversa dos outros líderes da antiga oposição, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), não engrossa o coro dos que defendem o afastamento do ministro Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo Imbassahy, a prerrogativa de indicar e tirar ministros é do presidente interino Michel Temer.

— Nossa posição é a mesma do início: a prerrogativa de indicar e tirar ministros é do presidente Temer. cabe a ele avaliar a amplitude do caso e tomar sua decisão — disse o tucano.

Imbassahy também afirma que, pelo que se vê da leitura mais atenta dos diálogos divulgados, foi do ex-presidente da Transpetro a iniciativa de tentar envolver nomes dos tucanos na conversa.

— Pelo que estão falando, ele está tentando obter resultados para a delação e na conversa toma a iniciativa de envolver nomes do `PSDB na questão, tenta sem sucesso.

Sobre o teor da conversa de Jucá e a afirmação de um grande acordo para paralisar a Lava-Jato, o tucano afirma:

— Ignoro completamente. Não tem acordo no mundo que fala parar a Lava-Jato que é movida pelas nossas instituições e uma conquista do povo brasileiro.

Embora o líder tenha evitado engrossar o coro pela saída de Jucá, nos bastidores tucanos acreditam que será muito difícil que o ministro se sustente no cargo.

Nos áudios gravados e divulgados pela “Folha de S. Paulo”, Jucá diz a Machado que devem “estancar a sangria” causada pelas investigações do juiz Sérgio Moro e comenta que as próximas delações não deixariam “pedra sobre pedra”. Ele ataca ainda o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e do PSDB, Aécio Neves. Na gravação divulgada pela Folha, Jucá diz que a ficha do PSDB teria caído e que Aécio seria “o primeiro a ser comido”. Eles sugeriram que a eleição que alçou o tucano à presidência da Câmara dos Deputados, em 2001, teria tido ilegalidades.

MACHADO – A situação é grave. Porque, Romero, eles querem pegar todos os políticos. É que aquele documento que foi dado…

JUCÁ – Acabar com a classe política para ressurgir, construir uma nova casta, pura, que não tem a ver com…

MACHADO – Isso, e pegar todo mundo. E o PSDB, não sei se caiu a ficha já.

JUCÁ – Caiu. Todos eles. Aloysio [Nunes, senador], [o hoje ministro José] Serra, Aécio [Neves, senador].

MACHADO – Caiu a ficha. Tasso [Jereissati] também caiu?

JUCÁ – Também. Todo mundo na bandeja para ser comido.

MACHADO – O primeiro a ser comido vai ser o Aécio.

JUCÁ – Todos, porra. E vão pegando e vão…

MACHADO – [Sussurrando] O que que a gente fez junto, Romero, naquela eleição, para eleger os deputados, para ele ser presidente da Câmara? [Mudando de assunto] Amigo, eu preciso da sua inteligência.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7