Brasília Amapá |
Manaus

PSDB diz não há ‘nenhuma acusação’ contra senadores citados na conversa de Jucá

Compartilhe

BRASÍLIA – A direção nacional do PSDB divulgou nota para explicar que não há nenhuma acusação na citação de senadores do partido na gravação da conversa entre o ministro do Planejamento Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, insinuando que teriam se convencido sobre os danos que as investigações da Operação Lava-Jato causariam aos tucanos. Machado foi filiado ao PSDB de 1990 a 2001, quando se filiou ao PMDB. A nota diz que não existe nos diálogos nenhuma acusação ao PSDB e aos senadores citados.

A nota do PSDB também nega que tenha havido uma “esquema” para a eleição de Aécio Neves para a presidência da Câmara em 2001, quando Machado se filiou ao partido.

“No que diz respeito à menção à eleição do senador Aécio Neves para presidente da Câmara dos Deputados, em 2001, ela se refere ao entendimento político pelo qual o PSDB apoiou o candidato do PMDB para presidente do Senado e o PMDB apoiou o candidato do PSDB para presidente da Câmara. Entendimento legítimo, feito de forma correta e amplamente acompanhado pela imprensa na época” diz a nota.

Segundo a transcrição publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Jucá garante a Machado que “caiu a ficha” de líderes do PSDB sobre o potencial de danos que a Operação Lava Jato pode causar em vários partidos. Aí Jucá cita Aloysio, o presidente Aécio Neves (MG) , o ministro das Relações Exteriores José Serra e o senador Tasso Jereissati. O nome de Jereissati é citado por Jucá respondendo a provocação de Machado.

“Todo mundo na bandeja para ser comido”, diz Jucá.

Ao comentar a conversa, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), citado na conversa, diz que a Lava-Jato prosseguirá sem poupar quem tiver culpa.

— Caiu a ficha do Brasil inteiro faz tempo: a Lava-Jato prosseguirá, não poupará quem tiver culpa no cartório, ninguém conseguirá detê-la e é bom que seja assim — disse o senador tucano.

O senador Jereissati e o ministro José Serra ainda não comentaram a citação de seus nomes na conversa gravada.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7