Brasília Amapá |
Manaus

Preterido na liderança do governo na Câmara, Maia almoça com Temer

Compartilhe

BRASÍLIA — Preterido na escolha da liderança do governo na Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) almoçou nesta quarta-feira com o presidente interino Michel Temer. Maia já se recompôs com Temer, mas não aceitou ser líder do governo no Congresso. Pela manhã, o deputado foi surpreendido pela notícia na imprensa de que o escolhido tinha sido André Moura (PSC-SE). Maia recebeu um telefonema do colega de partido e ministro da Educação, Mendonça Filho, que colocou Michel Temer ao telefone. Em rápida conversa, o presidente fez o convite para almoçarem juntos.

Na conversa, segundo Maia, Temer começou a falar sobre sua possível ida para a liderança do governo no Congresso — um cargo que seria oferecido ao deputado do DEM em compensação pela perda da liderança na Câmara — mas ele não aceitou.

— Eu disse a ele quando ele começou a introduzir a questão da liderança do governo no Congresso: “presidente, não precisa continuar, não é questão de troca. Conte comigo sempre, mas liderança no Congresso tem sido sempre de um senador. Outros desafios aparecerão. Eu quero ajudar, claro que eu gostaria de ter sido convidado, não fui, mas quero ajudar” — contou Maia.

O deputado do DEM disse que comentou com Temer que, mesmo quando era oposição ao governo dele e de Dilma, votou com o governo nas matérias do ajuste fiscal, atendendo a pedido do então vice-presidente. Segundo Maia, a única crítica que fez à forma como o “centrão” defendeu o nome de André Moura foi a elaboração da lista de apoio dos 13 partidos.

— Fazer lista, para mim, divide a base, por isso não fiz e não faria nunca. A escolha do líder de governo é exclusiva do presidente. E, se a decisão foi dele, não me cabe mais discutir. Alguns queriam meu nome, não aconteceu. Mais para frente pode acontecer, outros desafios surgirão — acrescentou Maia.

Embora Maia tenha composto com Temer, deputados do DEM estão irritados com o fato de ele ter sido preterido e com a maneira como o anúncio foi feito. Pela manhã, o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), fez duras críticas ao que considera ingerência de Eduardo Cunha nas soluções que estão sendo costuradas na Câmara. À tarde, Pauderney irá conversar com deputados da bancada e tentar contornar a situação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7