Brasília Amapá |
Manaus

Pressionado, Haddad cria tendas para moradores de rua em SP

Compartilhe

SÃO PAULO — O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse nesta quinta-feira ter sido mal interpretado ao afirmar que que orientou a Guarda Civil Metropolitana (GCM) a “não deixar favelizar as praças públicas”. Pressionado e acusado de ser “higienista”, o petista pediu desculpas e anunciou medidas para a população de rua, como a montagem de tendas em praças da cidade.

Acompanhado da secretária de Assistência Social Luciana Temer, o petista anunciou a montagem de quatro tendas, para atender a 250 pessoas em situação de rua em cada uma delas, na região central da cidade (Sé, Anhangabaú, Mooca e Glicério), nos próximos 15 dias. Elas terão regras mais flexíveis que os atuais albergues, com atendimento médico e permissão de entrada de animais. Segundo Luciana, a escolha dessa região foi estratégica, por ela concentrar o maior número de moradores de rua.

Em entrevista, Haddad alegou ter sido mal interpretado ao mandar ao mandar retirar os pertences de moradores de rua, como colchões, cobertores e papelões, das vias públicas..

— Me desculpem as pessoas que eventualmente tenham levado a mal o que falei — pontuou: — Se nós queremos que não se desenvolvam pequenas cracolândias, onde a população de rua está numa situação de dependência, inclusive da droga, impedindo o poder público de fazer o seu papel, vamos criar uma situação que ninguém deseja. A palavra foi descontextualizada.

Haddad voltou a defender que se investigue as denúncias contra a ação dos agentes da GCM, e anunciou que publicará um protocolo onde estará explicitada a conduta correta que os profissionais devem ter com essa população.

Segundo acusação feita pelo padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral de Rua de São Paulo, cinco moradores de rua morreram nos últimos dias em consequência do frio em São Paulo. Haddad afirmou que “não há nenhum vínculo entre a ação da GCM e os óbitos ocorridos”.

— Não houve passagem dos agentes pelos locais onde essas pessoas foram encontradas — disse.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7