Brasília Amapá |
Manaus

Portugueses tentam rastrear propina na fusão da Oi com Portugal Telecom

Compartilhe

RIO — Investigadores portugueses tentam rastrear 300 milhões de euros em propina oriunda da fusão entre a Portugal Telecom e a Oi, segundo o jornal português “Correio da Manhã”. Neste domingo, o veículo noticiou que uma carta rogatória foi enviada ao Brasil para que haja troca de informações sobre a negociação entre as empresas de telecomunicações e que envolveu, entre outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-primeiro-ministro português José Sócrates. Segundo o jornal, a investigação trata de “crimes de corrupção e pagamentos de ‘prêmios’ milionários pela intermediação do negócio”.

A relação entre Lula e Sócrates é descrita em partes de um inquérito com mais de 60 volumes. A investigação faz parte da Operação Marquês, responsável pela prisão do ex-primeiro-ministro em novembro de 2014. Sócrates foi primeiro-ministro do Partido Socialista, de centro-esquerda, entre 2005 e 2011, e foi acusado de uma série de crimes financeiros, os quais negou.

Apesar de fazer parte da Operação Marquês, o caso envolvendo as empresas brasileira e portuguesa pode ser desmembrado e ter um inquérito próprio.

Procurado, o Instituto Lula disse que “O ex-presidente não foi notificado da carta rogatória, nem comunicado oficialmente da investigação”. O instituto também citou uma notícia sobre o assunto na qual é informado que foi pedido o “arquivamento de investigação sobre esse tema no fim de setembro de 2015”.

“Investigação do Ministério Público brasileiro sobre o mesmo tema também tem pedido de arquivamento, que aliás foi o destino de todos os inquéritos abertos a partir do depoimento de Marcos Valério em 2012”.

O Instituto diz ainda que “o ex-presidente Lula sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de dois mandatos como presidente da República do Brasil”.

O GLOBO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Oi, mas ainda não recebeu resposta.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7