Brasília Amapá |
Manaus

‘Pelo menos estou à frente de Bono’, brinca Moro sobre ‘Fortune’

Compartilhe

SÃO PAULO — A revista americana “Fortune” incluiu o juiz Sérgio Moro em 13º lugar em sua lista dos 50 líderes mais influentes do mundo, que reúne ativistas, empresários, religiosos e políticos. A compilação foi divulgada na quinta-feira pela publicação. Moro, que conduz a Operação Lava-Jato, aparece à frente de nomes como Bono, vocalista do U2, e de líderes que vêm promovendo mudanças em seus países, como o presidente da Argentina, Maurício Macri (26º), e o premier canadense Justin Trudeau (48º).

Moro é o único brasileiro da lista. Quando indagado sobre o que achou da novidade, o juiz brincou:

— Pelo menos estou à frente do Bono.

A “Fortune” é especialista em reunir em listas líderes e empresas que se destacam ao redor do mundo. Há três anos elabora essa lista mais abrangente, com personalidades de diversas áreas. A ex-presidente da Petrobras Graça Foster, por exemplo, apareceu como a quarta mulher mais poderosa do mundo em 2014.

“Nós reconhecemos aqueles que estão inspirando outros a agir, a segui-los em uma busca digna”, diz a revista ao explicar que a lista de líderes reúne pessoas de quem, muitas vezes, seus leitores nunca ouviram falar, mas “que estão conseguindo reunir seguidores para tornar a vida melhor”. A lista de líderes reúne pessoas de diversos setores, como ativistas de direitos humanos e presidentes de bancos centrais.

PROTAGONISTAS DOS INTOCÁVEIS

Quem lidera a lista deste ano é o fundador da Amazon, Jeff Bezos, que comprou um dos mais importantes jornais do mundo, o “Washington Post”. Ele é seguido pela chanceler alemã Angela Merkel, pela líder de Mianmar Aung San Suu Kyi e pelo Papa Francisco, que ocupa o quarto lugar.

O jornalista e escritor líbio Moisés Naím, colunista do jornal espanhol “El País” e especialista em América Latina, foi o convidado pela “Fortune” para escrever sobre o juiz brasileiro. Para ele, Moro é “um telegênico juiz federal, principal protagonista da edição brasileira, em vida real, dos Intocáveis”.

“A presidente Dilma Rousseff está sob risco de impeachment e a reputação do ex-presidente Lula está rasgada. E mais importante: a coexistência passiva com a longa endemia da corrupção na América Latina está se tornando um hábito do passado”, escreveu Naím.

A “Fortune” já incluiu Bill Gates e sua mulher, Melinda Gates, na edição de 2014; o casal ficou em 18º lugar. Ano passado, Joanne Liu, presidente da ONG Médicos Sem Fronteiras, esteve entre as personalidades em destaque.

Ontem, Moro colocou sob sigilo todos os documentos da 26ª fase da Lava-Jato, batizada de Xepa, que mostrou um sistema de contabilidade paralelo da Odebrecht, revelado pela ex-secretária da empresa Maria Lúcia Tavares. Esse é o segundo procedimento envolvendo listas com nomes de políticos encontradas com funcionários da Odebrecht ao qual o juiz limita o acesso. Na véspera, Moro já havia colocado em sigilo planilhas anexadas pela Polícia Federal ao inquérito da 23ª fase, batizada de Acarajé. Os dados revelam uma lista com 284 políticos, entre eles muitos com prerrogativa de foro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki determinou que Moro enviasse para o tribunal as investigações relacionadas ao ex-presidente Lula, decretando o sigilo das interceptações telefônicas do ex-presidente. (Colaboraram Renato Onofre e Tiago Dantas)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7