Brasília Amapá |
Manaus

PDT anuncia que expulsará deputados que votarem a favor do impeachment

Compartilhe

BRASÍLIA — Dois dias após o partido definir que apoiará a presidente Dilma Rousseff, votando contra a abertura do processo de impeachment na Câmara, o PDT oficializou nesta sexta-feira que, caso algum deputado da legenda vote a favor do impedimento da presidente, será aberto um processo de expulsão do parlamentar. O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho dos governos Lula e Dilma, declarou que os levantamentos feitos pela imprensa sobre os possíveis votos dos parlamentares levou à urgência da reunião ocorrida hoje em Brasília.

— Houve alguns policiamentos e posicionamentos colhidos pela mídia, onde alguns parlamentares nossos poderiam votar a favor do impeachment. Por isso, nós fizemos essa reunião extraordinária e deliberamos o seguinte: por proposta de todos os companheiros, foi aprovado o encaminhamento dos pedidos de expulsão pela comissão de ética (do partido) a todos os parlamentares que votarem contrariando a orientação do diretório nacional — disse Lupi

O partido já autorizou a abertura de processo de expulsão contra o deputado gaúcho Giovani Cherini, que anunciou abertamente ser favorável ao impeachment da presidente. Lupi associou a atitude do deputado de votar pelo impeachment a um crime e disse que Cherini tem até o próximo domingo, data prevista para a votação do processo, para se decidir se acompanha ou não a posição do PDT. Caso acompanhe o partido, o pedido será retirado.

— O fato configurado é a votação. Existe a premeditação, mas ainda não existe o crime. Se não se configurar o crime, é nulo — completou Lupi.

Em levantamento feito pelo GLOBO, além de Cherini, outros três deputados do PDT também se mostraram a favor do impeachment de Dilma: Mário Heringer (MG), Sérgio Vidigal (ES) e Subtenente Gonzaga (MG). Antes da reunião desta sexta-feira, outros seis parlamentares estavam indecisos ou preferiram não declarar o voto: Dagoberto (MS), Damião Feliciano (PB), Félix Mendonça Júnior (BA), Flávia Morais (GO), Hissa Abrahão (AM) e Ronaldo Lessa (AL).

Na última quarta-feira, o líder do partido na Câmara, Weverton Rocha (MA), disse que a decisão de apoiar o governo foi tomada por ampla maioria da bancada e ameaçou quem votasse a favor do impeachment a algum tipo de sanção. Segundo ele, o PDT não deve aproveitar as vésperas da votação do processo para “sair do barco como se fossem ratos”

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7